sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Notas publicadas em 2 de abril de 2014: Escuridão




Luís Alberto Caju
Na Ditadura os opositores morriam torturados

Na segunda-feira (31) fez 50 anos do golpe que retirou do poder o presidente João Goulart (PTB). Inflação alta, desemprego e a suspeita de que o Brasil poderia se tornar outra nação socialista na América (a primeira foi Cuba, com Fidel Castro assumindo o governo no final da década de 50) fez vários brasileiros pedirem ajuda aos militares. Eles obedeceram e durante 21 anos, terminados em 1985 com a eleição de Tancredo Neves, o País perdeu o gosto pela liberdade.

                                                Escuridão 2
 Vários artistas (Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Taiguara entre outros) acabaram expulsos do País. Filmes, peças de teatro e novelas censurados. Até a música “Sociedade Alternativa”, sucesso na voz de Raul Seixas, despertava suspeita na Ditadura Militar na década de 70. Outros desapareceram para sempre. Com fechamento do Congresso Nacional em 1969, radicais de direita e esquerda mancharam as mãos de sangue. Optaram pela violência como resolução dos problemas. Tudo piorou. A qualidade do ensino público sumiu. E hoje o Brasil paga o preço de uma população semianalfabeta, sem o mínimo de consciência política.

                                                 Deadly Cup
 Mais uma morte, desta vez no Itaquerão, Zona Leste, que vai abrir a Copa do Mundo em Junho, mostra que o nome deste Mundial deveria ser Deadly Cup (Copa Mortal). Familiares da vítima disseram que os trabalhadores são pressionados a terminar rápido o serviço. Caso sejam verdadeiras as acusações, infelizmente teremos outros acidentes graves. Pior: no final da festa, a Fifa leva uma fortuna para Suíça, deixando a dívida para eu e você pagarmos depois.

                                                   Gelo
 A ocupação do complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, é como enxugar gelo ou ensacar fumaça: não vai dar em nada. É outro espetáculo do desgovernador Sérgio Cabral (PMDB). Para bater no fígado do crime organizado é preciso mexer no lado financeiro. Rastrear nos bancos onde está a fortuna ganha com o tráfico de drogas. Visitar algumas regiões luxuosas da cidade também faz parte do roteiro: ali estão os tubarões, que de fato mandam neste mortal negócio, responsável pela destruição de inúmeras famílias através do vício.
                                                    Acordou
 Finalmente o piloto de Fórmula-1 Felipe Massa acordou. Peitou a diretoria da Williams no GP da Malásia recusando ordens para que deixasse o caminho livre para seu colega de escuderia, Valtteri Bottas, que estava em melhores condições de ultrapassar a McLaren de Jenson Button. Quem sabe agora ele resolva deixar de ser capacho e brilhar de verdade nas pistas.


Não esqueçam: em terra de cego quem tem um olho enxerga tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário