sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Notas publicadas em 16 de abril de 2014: Cerveja



Frigoríficos são, também, grandes consumidores de água potável


Luís Alberto Caju

 Em época de possível racionamento de água, é preciso esclarecer que consumidores domésticos não podem ser classificados como os maiores esbanjadores deste líquido precioso. A indústria ultrapassa a população neste quesito. Para se produzir uma tonelada de açúcar, são gastos 2 mil litros de água. Cem litros de cerveja levam 2 mil litros de água potável. Uma tonelada de aço consome 85 mil litros de água. Tudo isso numa hora de trabalho ou até em intervalo menor. No caso dos laboratórios, principalmente os de grande porte, 60 mil litros de água são sugados em 60 minutos de produção.

                                                   Esgoto
 Na Rua Brigadeiro Tobias, ao lado do nº 93, Praça do Correio, Centro, da parede do viaduto Santa Efigênia está vazando água de esgoto, que escorre pela calçada. O mau cheiro e a sujeira tiram o sossego de pessoas que esperam ônibus do outro lado da rua. É preciso descobrir a causa deste problema.

                                                    Enxuto
O título conquistado pelo Ituano mostra a possibilidade de manter uma equipe sem pagar altos salários para atletas mais parecidos com mercenários. Dentro de campo não justificam o dinheiro investido. Pensam apenas em encher o bolso de dinheiro, deixando de lado a equipe, às vezes se escondendo embaixo de falsas contusões. Não concordo com médicos, professores e policiais ganhando mixaria e alguns cabeças de bagres recebendo R$ 300 mil por mês. Pior: muitos não sabem nem conversar diante de um microfone.

                                                     Feio
 Leitores não persigo o Rio de Janeiro, aliás, por razões sentimentais considero linda aquela cidade. Mas não é possível aceitar o repórter fotográfico Francisco Chaves sofrer ameaças de morte de um PM, por causa de suas fotos, na semana passada, sobre a violenta reintegração de posse do terreno da Telerj. O bandido de farda prometeu tirar a vida de Chaves e a Secretaria de Segurança Pública carioca não toma nenhuma atitude. O repórter Bruno Amorim, do jornal o Globo, foi detido no mesmo local, porque estava trabalhando. Seu colega Leonardo Barros sofreu ameaças de prisão. Neste fogo cruzado, manifestantes atacaram veículos da TV Globo, SBT e Record.

                                                      Sujeira
 A prefeitura precisa bater forte nos responsáveis pelo depósito de lixo que está virando as nossas ruas e avenidas. Os porcolinos jogam de sofás a pedaços de mesas, cadeiras, entulhos e até portas de guarda-roupa. O período da desova acontece de noite, mas alguns caras de pau fazem isto durante o dia, levando o lixo dentro de carro.


 Nunca esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário