sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Sicredi, cooperativa de crédito presente em 1.361 cidades do Brasil


Num banco os acionistas é quem batem o martelo para fechar esse tipo de negócio e são geralmente poucos

Luís Alberto Alves/Hourpress

Sucesso. Esta palavra define por completo a cooperativa de crédito Sicredi, atualmente presente em 1.361 cidades de todo o Brasil, com mais de 4,5 milhões de associados, que depositam e retiram os seus recursos em 1.800 agências, que contemplam 111 cooperativas no sistema. A Sicredi emprega 30 mil funcionários.
Auditório repleto de cooperados é a prova do sucesso da Sicredi em todo o Brasil 

Esta estrutura, segundo o presidente Jaime Basso, nunca irá seduzir a Sicredi a se transformar num banco. “Não tem como nós transformarmos a Sicredi em banco. Nossa meta é preservar o cooperativismo. Uma cooperativa não pode ser vendida para qualquer banco, porque são os associados os responsáveis por este tipo de decisão”, explicou.

Segundo ele, num banco os acionistas é quem batem o martelo para fechar esse tipo de negócio e são geralmente poucos. “Na cooperativa, o voto de cada cooperado tem o mesmo peso”, comparou. Nesta quinta-feira (13) foi possível perceber o quanto a democracia faz a diferença dentro de uma cooperativa.

Sistema

No auditório lotado de um hotel, próximo ao Shopping Center Norte, várias pessoas de uma das cooperativas que compõem a Sicredi, estavam reunidas para definição de metas relativas a 2020, inclusive eleição de membros no conselho de administração e fiscal, valores de salários do presidente, vice-presidente e membros dos conselhos administrativo e fiscal.

Apesar de presente no Brasil desde 1902, quando o cooperativismo chegou ao país pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad, apenas 6,3% dos brasileiros estão associados a alguma cooperativa. “No Canadá esse percentual é de 74,4%; Estados Unidos, 46,7%; Alemanha, 22% e Austrália, 17,6%”, enumerou Basso.

Para evitar entrada de dinheiro sujo neste tipo sistema, explica, o associado precisa comprovar sua renda, de acordo com o valor que movimenta. Do contrário é expulso do quadro de associados. “Temos esse cuidado, porque iremos, em breve, incluir a Sicredi no financiamento habitacional, de acordo com a Lei 11.977, art. 6º, § 2º”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário