quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Silvio Santos, morre o homem, fica o mito

    Agência Brasil


Radiografia da Notícia

* É algo instantâneo, por causa de sua grande contribuição para a televisão brasileira

* Atualmente os recursos tecnológicos possibilitam gravar um programa de televisão, ao vivo, de qualquer lugar do planeta

* Fisicamente não é fácil apresentar um programa de televisão durante 8h seguidas

 Luís Alberto Alves/Hourpress

Existem diferenças entre mortos famosos e anônimos. Os primeiros, como o caso de #SilvioSantos, falecido em 17 de agosto, jamais serão esquecidos. O Senor Abravanel, o seu nome de batismo, morreu, deixou de existir fisicamente, mas o personagem #SilvioSantos nunca irá sair da mente de grande parte da população.

É algo instantâneo, por causa de sua grande contribuição para a #televisão brasileira. Apesar dos seus defeitos, e quem não os tem? Não é possível negar que ele contribuiu para o avanço da #televisão no Brasil. Quando comparamos a programação de 1963, quando passou a apresentar o seu programa na então TV Paulista, mais tarde adquirida pelas Organizações Globo, com o nome fantasia de #RedeGlobo., e a de hoje.

Atualmente os recursos tecnológicos possibilitam gravar um programa de #televisão, ao vivo, de qualquer lugar do planeta. As técnicas de edição podem ser feitas por aparelhos portáteis, até mesmo em celulares. Para tirar a dúvida é só comparar com o conteúdo exibido por diversos apresentadores nas redes sociais, principalmente no #YouTube.

Público

Fisicamente não é fácil apresentar um programa de #televisão durante 8h seguidas, como era a rotina de #SilvioSantos. Nesta verdadeira maratona driblava o cansaço e a monotonia e conseguia prender a atenção do público através dos quadros que exibia durante este período. Sabia que a bola precisava continuar rolando, não permitindo que o público ficasse cansado.  Entrou para o livro dos recordes, como o apresentador que esteve durante mais de 60 anos conduzindo um programa de televisão no mundo.

Não basta o talento,  é preciso carisma para seduzir o  público em qualquer tipo de ação nos veículos de #comunicação. A empatia é importante. #SilvioSantos era talentoso e carismático também. Mesmo quando criticava alguém, tinha sensibilidade na arte de falar. Tudo para evitar rancor. E Personalidades famosas não admitem críticas, principalmente diante de um microfone na #televisão. Também conhecia o gosto do público. De quadros para mexer com a sensibilidade das pessoas, como a famosa Porta da Esperança.

Portanto, se alguém imagina que #SilvioSantos cairá no esquecimento, isto não vai acontecer. O anônimo não tem essa prerrogativa. Até mesmo entre os parentes, poucos se lembrarão do dia em que ocorreu a sua morte. Faça um teste e tente lembrar o dia que um grande amigo ou mesmo parente morreu e qual foi a causa de sua partida. Agora você nunca se esquecerá que #AyrtonSenna perdeu a vida num acidente durante uma corrida de Fórmula-1 em 1994.

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue Cajuísticas

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário