terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Gestão do estoque: necessidade ou prioridade?



DPK traz algumas dicas para te ajudar nessa questão


Redação/Hourpress

Sabemos que para uma oficina, seja ela do tamanho que for, a organização do estoque é quase que uma questão de sobrevivência e acaba fazendo parte da fidelização do cliente. 

De acordo com o tamanho da sua oficina você pode escolher qual é a melhor forma de gerenciar seu estoque. Seja manual, através de planilhas ou sistema de gestão, o importante é começar organizando todos os recibos das peças que o compõem.

Para oficinas de porte menor, com apenas um funcionário, o sistema manual pode ser o mais indicado. Basta um espaço organizado por peças iguais, mesmo que de marcas diferentes, e uma pasta onde podem ser colocadas as notas arquivadas para consulta de quantas ainda têm e quais são as de saída. Assim é possível fazer um controle de quanto sai por semana e por mês, o que facilita na hora de solicitar peças novas. 

Mas, para modernizar, esse sistema pode ser realizado em uma simples planilha no computador. A vantagem é saber quanto entrou financeiramente, qual o valor total do seu estoque e quanto do que entrou precisará ser remanejado para a aquisição de novas peças. 

“Para oficinas mecânicas maiores, um sistema pronto de gestão passa a ser crucial. Esta é apenas a porta de entrada para a organização dos estoques. Organizar fisicamente, e criar etiquetas em sistemas de cores, facilita muito na hora do pedido ao fornecedor”, explica Armando Diniz, diretor de negócios da DPK.

Além disso, o sistema de contagem precisa ser diário ou em dois horários do dia, dependendo do tamanho da sua oficina. Para ajudar o seu negócio, separamos algumas dicas importantes e, que precisam fazer parte da sua rotina: 

  1. Organize seu estoque de maneira lógica e funcional;
  2. Controle a entrada e saída: se te ajudar, você pode separar por setores de cor dentro do seu estoque com as peças que mais saem diariamente, semanalmente e mensalmente;
  3. Treinamento de pessoas: é crucial para que qualquer sistema funcione de acordo; 
  4. Planejamento financeiro: vai te ajudar e muito na hora de investir e no momento de entrada e saída de peças da sua oficina; 
  5. Preveja um salário para você e nunca misture contas pessoais com as do negócio, isso pode acabar confundindo sua organização;
  6. Mantenha um bom relacionamento com clientes e fornecedores;
  7. Realize promoções quando tiver muitas peças do mesmo tipo sem saída, isso te ajudará a organizar o estoque de maneira mais eficiente.

Planejar seu estoque te ajudará a ter mais ganhos do que gastos! Você poderá controlar de uma forma que nunca falte o que precisa, sem gasto excessivo com o que sai menos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário