Primeira grande PPP de iluminação pública do país é implantada na cidade de Belo Horizonte com projeto entre Signify e BHIP
Redação/Hourpress
Belo Horizonte, uma das maiores cidades do Brasil, está realizando a modernização na iluminação pública. Os pontos que já receberam a tecnologia, LED, apontam economia de aproximadamente 50% no custo com eletricidade e parte dessa modernização é feita com produtos da Signify (Euronext: LIGHT), líder mundial em iluminação. A novidade é parte da primeira grande parceria público-privada de iluminação pública no Brasil entre Belo Horizonte Iluminação Pública (BHIP) e Signify. As novas luminárias LED também contribuem para o aumento da sensação de segurança dos cidadãos e até mesmo para a redução de acidente e atropelamentos noturnos causados por baixa visibilidade.
O projeto começou em 2017 com uma pesquisa de todos os pontos de iluminação pública da cidade, fornecendo informação para selecionar a melhor luminária para cada rua e agendando sua entrega e instalação em tempo hábil. Até o momento, mais de 55% da modernização está concluída e, nessas áreas, o município percebeu economia de 56%, uma vez que LEDs tem maior eficiência energética que as lâmpadas convencionais. Esta é a quantidade equivalente de eletricidade usada por cerca de 34.000 domicílios brasileiros em um ano. Além disso, a cidade poderá economizar nos trabalhos de manutenção e materiais, pois as soluções em LED duram cinco vezes mais que a iluminação convencional.
“Este projeto vai muito além de simplesmente fornecer o produto. A Signify trabalha com a cidade há mais de dois anos para oferecer a melhor qualidade e desempenho deste projeto”, diz Sérgio Costa, CEO e Gerente Geral da Signify Brasil. “A iluminação pública de alta qualidade oferece uma gama de oportunidades para a cidade e para as pessoas, como segurança, espaços públicos mais iluminados e eficiência energética”.
“No Brasil, como em todos os países em desenvolvimento, há uma conexão direta entre uma cidade bem iluminada e uma cidade segura, e montamos um projeto que contribui para tornar a cidade mais iluminada e segura”, destaca Marcelo Bruzzi, presidente da BHIP. “Este projeto de modernização era muito complexo e, portanto, exigia um parceiro com capacidade, know-how e experiência suficientes para fazer o equivalente da arte da iluminação. A Signify tem esse conhecimento e experiência e, portanto, provou ser a escolha certa para nos ajudar a implementar este projeto”.
Os novos pontos de iluminação em LED são da série Road Line e são todos fabricados na fábrica da Signify em Varginha, Minas Gerais, Brasil. A instalação cobre uma área de 6 mil m² da cidade de Belo Horizonte. As luzes das grandes avenidas estão equipadas com serviços de gerenciamento remoto, facilitando para a BHIP o gerenciamento das luzes na via.
Além dos benefícios econômicos, a instalação de nova iluminação traz um aumento significativo no uso de espaços públicos. Devido à iluminação diferente dos LEDs, os espaços públicos ficam mais iluminados e, por exemplo, facilitam o reconhecimento dos rostos das pessoas à noite, o que faz com que os moradores se sintam mais seguros para fazer caminhadas e piqueniques com familiares à noite. Finalmente, a economia de energia se traduz em ajudar a cidade a reduzir sua emissão de carbono.
O Brasil tem 18 milhões de pontos de luz, ilustrando o grande potencial do país para melhorar sua emissão de carbono ao modernizar a iluminação pública para LEDs. Como líder mundial em iluminação, a Signify está fortemente comprometida com um mundo mais sustentável por meio de seu programa Brighter Lives, Better World. Como parte desse compromisso, a empresa será neutra em completamente neutra carbono até 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário