terça-feira, 18 de junho de 2019

Reinvenção: o desafio do século


Luís Alberto Alves/Hourpress
Muito se discute atualmente sobre que tipo de habilidades são necessárias para conseguir um emprego, entender o que está acontecendo ao redor e ter uma vida satisfatória. Um artigo publicado pelo historiador Yuval Noah Harari, autor do best-seller “Sapiens, Homo Deus e 21 lições para o Século XXI”, faz uma reflexão sobre o que as crianças precisam aprender para ter sucesso em 2050. 
Harari afirma que atualmente, somos inundados com enormes quantidades de informação e na mesma intensidade, com desinformação. O historiador destaca ainda que no futuro, o mais importante será a capacidade de lidar com a mudança, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações desconhecidas.  
Na opinião de David Braga, CEO, headhunter e Board Advisor da Prime Talent – empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte – , essa habilidade deve ser a primeira vertente de um líder. 
Aprender continuamente e estar aberto para novidades é uma capacidade inerente àqueles que pretendem gerir com eficiência. “Como apontado no ensaio de Yuval Harari, escolas deveriam passar a ensinar ‘os quatro Cs’ às crianças: pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade. As lideranças dentro das corporações, também. Não dá para esperar 2050 para termos líderes atuando com excelência. A gestão eficiente deve ser executada, agora!”, ratificou Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário