EBC
Radiografia da Notícia
* Afinal, humanização e qualidade têm que andar juntos
* Normas e protocolos para garantir um espaço seguro, em locais mais acolhedores para todos os envolvidos
* Qualificamos as nossas lideranças e forças de trabalho com respaldo na ciência
João Romano
Encerramos mais um ano com inúmeros aprendizados sobre a importância da humanização na assistência ao paciente. Uma jornada fundamental é a consideração sobre como transformar as unidades de saúde, que precisam respeitar uma série de normas e protocolos para garantir um espaço seguro, em locais mais acolhedores para todos os envolvidos: pacientes, familiares e equipe de atendimento.
Nesse sentido, o Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”) não tem medido esforços para aprimorar e inovar nos últimos anos, com uma gestão que tem o olhar focado nesse propósito. Afinal, humanização e qualidade têm que andar juntos. Toda a estrutura assistencial e de gestão deve estar alinhada, para que o paciente se sinta bem, mediante aos objetivos do seu tratamento.
A seleção de pessoas verdadeiramente com personalidade humanística, voltada ao servir, e o treinamento de profissionais são pontos imprescindíveis nesse processo, tendo como principal função avaliar todas as necessidades básicas que dignificam o ser humano, além de incentivar os líderes a transmitirem confiança, motivação e, principalmente, a seguirem o plano estratégico da empresa e a implementarem ambientes de trabalho criativos, adaptáveis a mudanças e atentos às mais diversas transformações tecnológicas.
Humanizados
Além disso, qualificamos as nossas lideranças e forças de trabalho com respaldo na ciência, técnica e dados, tendo como objetivo a excelência na gestão, qualidade dos serviços e preservação da segurança de pacientes e colaboradores, ofertando, assim, atendimento e tratamento dignos, humanizados e acolhedores, levando em consideração os atributos básicos da comunicação, autonomia e integralidade do ser.
Outra boa prática para a potencialização do SUS (Sistema Único de Saúde) tem se voltado à praticidade e comodidade, permitindo diferentes formatos de atendimento. Além do presencial, as unidades de saúde oferecem consultas por telemedicina, deixando ao paciente a escolha do formato mais adequado, conforme suas necessidades. Aplicativos de mensagens, e-mail e outros canais também auxiliam no acolhimento, conferindo maior agilidade aos serviços.
E não para por aí. Está no DNA da nossa Organização fomentar a cultura do trabalho voluntário, por meio do Instituto Cejam. Com isso, buscamos engajar voluntários no desenvolvimento de suas habilidades, proporcionando capacitação e a oportunidade de atuar em ações que geram impacto social positivo. Desde o início de 2023, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas por meio de ações sociais e ambientais promovidas pelo CEJAM, através de seu Instituto.
Parceria
A Organização também tem se dedicado a avançar na Acreditação em diversas áreas, incluindo as de Atenção Primária em Saúde, Atenção Especializada, Rede de Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial, Reabilitação e Hospitais, a fim de consolidar a qualificação de sua gestão e práticas assistenciais seguras e mudar o atual cenário. Atualmente, 25% das unidades elegíveis sob sua gestão, em parceria com as secretarias de saúde, já foram acreditadas.
Em 2023, o Cejam ainda foi reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo prêmio Best WorkPlaces. A premiação foi concedida as 5 melhores empresas na categoria "Hospitais e Farmacêuticas", considerando as avaliações de funcionários e ex-funcionários em quesitos como ambiente de trabalho, salários e benefícios, oportunidades de carreira e conciliação entre vida pessoal e trabalho.
Comprometido com a inovação, nos últimos anos, o Cejam investiu e segue investindo e priorizando programas que tragam eficiência na gestão das unidades de saúde, como, por exemplo, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e o monitoramento de métricas dos serviços prestados, por meio de tecnologia de Business Intelligence, para otimização de fluxos e integração de diferentes núcleos administrativos.
Produção
Não só isso, a Instituição também tem trabalhado para impulsionar o desenvolvimento sustentável, aperfeiçoar os processos de coleta e reciclagem e repensar a produção e o consumo, além de incentivar a economia circular e as práticas ESG.
Finalizo reiterando que o nosso compromisso para os próximos anos é continuar trabalhando de forma ética e transparente para atender a comunidade com a máxima qualidade. Ainda há muito a se fazer e corrigir. Mas buscamos consolidar o Cejam como uma das melhores instituições nacionais em saúde populacional, que transforma a vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.
Ao enfrentarmos as adversidades com respeito à população e foco na humanização, aspiramos ser não apenas agentes transformadores, mas também arquitetos de um futuro sustentável, onde cada dia é uma oportunidade para construir um amanhã mais saudável e equitativo para todos.
* João Romano é gerente executivo do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”)
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