terça-feira, 3 de maio de 2022

Tony Tornado mostra que idoso não é sinônimo de morte

 

O corpo pode estar cansado, mas a mente permanece acelerada

Aos 91 anos, Tony Tornado esbanja energia


Luís Alberto Alves/Hourpress

No último final de semana o cantor Tony Tornado, durante apresentação em programa de televisão, mostrou que idoso não é sinônimo de morte. Aos 91 anos esbanjou muita energia ao cantar um de seus hits “Podes crer, amizade” que fez grande sucesso nos bailes na década de 1970.  Tornado dançou como se tivesse menos de 30 anos, com bastante energia, deixando a plateia surpresa.

Atualmente quem passa dos 40 anos de idade é visto pela atual sociedade, como alguém à beira da morte, sem qualquer energia. Um zero à esquerda! No mercado de trabalho, que tanto prega igualdade, os trabalhadores acima dos 4.0 são vistos como inúteis. Alguém sem qualquer serventia. A cereja do bolo são os jovens, entre 19 e 28 anos. A experiência acumulada é algo descartável, como se o “pai Google” fosse a salvação da lavoura.

Nenhuma discriminação é boa. Mas é dolorido ver um homem ou mulher, que após vários anos criando os filhos, quando chega a velhice, é abandonado num asilo, porque na visão desses filhos se tornaram “peso morto”. É uma pessoa que reclama de tudo, não gosta de ver nada errado e passa a incomodar. Para silenciá-los, logo os depositam nestes tristes lugares.

Vida

A nossa sociedade, principalmente a atual, considera que idoso é sinônimo de problema. Ficam doentes por qualquer coisa. Não conseguem permanecer acordado a noite inteira. Qualquer barulho os incomoda. Gostam de comparar a época de hoje com a que vivenciou a sua juventude. Tem “olhar clínico” que deixa qualquer adolescente e jovem sem ação. Nas famosas visitas de namorados ou namoradas conseguem identificar a índole má em fração de segundos, por causa das aulas na escola da vida.

O corpo pode estar cansado, mas a mente permanece acelerada. Relembram fatos históricos. Ao ouvir algum artista fabricado pelas redes sociais, logo a sua mente traz à tona alguém que apareceu com idêntica proposta musical e logo sumiu. Quem se lembra hoje do então famoso “Bonde do Tigrão”, que massacrava os ouvidos dos adolescentes no início da década de 2000? E o hit “Ana Júlia”, da mesma época? E do lixo disfarçado de novela que nos últimos 22 anos suja as telas dos televisores?

No esporte, os adolescentes do século XXI ficam abismados com Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Para eles, são o máximo ou até deuses do futebol! Atletas meteoros, que nunca ganharam uma Copa do Mundo. É nesta hora que o idoso relembra o gênio da ponta-direita, Garrincha; os mestres Ademir da Guia brilhando no Palmeiras da década de 1970, Pelé deixando os adversários sem rumo, nos de 1960 e início de 1970; Zico brilhando no Flamengo e Paulo Roberto Falcão tratando a bola, como se fosse uma dama, tamanha intimidade.

Música

Outro hábito de velho é gostar de ouvir boas músicas. Lógico que netos e filhos, quando ainda o suporta dentro de casa, em vez de despachá-lo para o asilo, nunca entenderão a beleza da voz de Gal Costa cantando “Baby”, gravada no final da década de 1960 ou mesmo o hit de Roberto Carlos, “Sua estupidez”, onde acompanhada apenas de um violão, dá um show de interpretação. Ou mesmo ouvir Jorge Benjor, na época que ainda era chamado de Jorge Ben, rasgando o coração na célebre “A princesa e o plebeu”, em seu primeiro disco de vinil, gravado em 1963!

O que dizer da eletrizante “Breezin´”, onde George Benson se imortalizou no vinil gravado em 1976.  Lindos solos de guitarra na sua famosa Gibson “buchuda”, que passados mais de 40 anos, ainda sacode qualquer plateia. E do sax de George Israel na canção “Os outros” no álbum da banda Kid Abelha em 1986? E o sanfoneiro Sivuca na sua magnífica “Feira de Mangaio”, gravada no final da década de 1970, ao lado de Clara Nunes?

Velho também se recorda da banda Earth, Wind & Fire cantando a balada “Reasons”, gravada no já distante 1975, numa verdadeira aula de canto. O mesmo se aplica a Gilberto Gil relembrando a dor da separação da esposa amada Sandra, quando escreveu a linda canção “Drão” em 1981? E os então rapazes do grupo Kool and The Gangs, na magnifica “Ladies Night” de 1979? O que dizer da maravilhosa “Easy”, que os Commodores explodiram nas paradas de sucesso de 1977 de todo o mundo?

Geração

Todos esses artistas citados acima ainda se encontram vivos, porém com mais de 60 anos ou perto dessa idade. Será que eles, assim como Tony Tornado, podem ficar dentro da lata de lixo das vaidades da atual geração? Continuarão discriminados, como pessoas sem qualquer importância, porque agora entraram na galeria dos idosos? A parte do mundo reservada a eles é o quarto solitário de um asilo? Ou indiferença dentro de casa, onde não é permitido que falem a respeito de qualquer assunto?

Estudos revelam que a partir da década de 2040, caso nenhum maluco destrua este planeta com armas nucleares, o Brasil terá 30% de sua população composta de idosos. Como os governantes vão agir? Construirão campos de concentração disfarçados de asilo e colocarão essa parcela de brasileiros ali dentro? E dentro das casas, como essa questão será tratada? O mercado de trabalho permanecer com essa miopia de achar que pessoas acima de 40 anos são descartáveis?

Para desespero dos jovens do século 21, quem nasceu em 2000 terá 40 anos daqui 18 anos! Como reagirão ao entrar nesta idade que liquida com a vida profissional de muitos trabalhadores? Mesmo criados numa sociedade tecnológica, sentirão o peso da discriminação que os seus pais passam hoje, às vezes dentro de casa, ao lado deles. Por mais avançada que seja uma sociedade, a tecnologia nunca irá superar a experiência de vida. O aprendizado talhado nas dores dos erros. No Brasil existem milhões de Tony Tornados....

Luís Alberto Alves, é jornalista e editor do blogue Cajuísticas.

 Ademir da Guia

Ademir da Guia ● The Divine - YouTube

Garrincha

Garrincha - 30 Dribles Mágicos do Anjo de Pernas Tortas! - YouTube

Pelé jogando

PELÉ • Melhores Gols, Dribles e Passes - YouTube

Paulo Roberto Falcão

Paulo Roberto Falcão, the King of Rome | Skills, Technique and Goals - YouTube

Gal costa, Baby

 Baby - YouTube

Gal Costa, "Sua Estupidez"

GAL COSTA - SUA ESTUPIDEZ - YouTube

Jorge Benjor "A Princesa e o plebeu"

A Princesa E O Plebeu - YouTube

 George Benson, “Breezin´ "

Breezin' - YouTube

  Kid Abelha, Os outros"

Kid Abelha - Os Outros - YouTube

Sivuca“Feira de Mangaio

Sivuca e Clara Nunes - Feira de Mangaio (1978) - YouTube

Earth, Wind & Fire, “Reasons

Earth, Wind & Fire - Reasons (Official Video) - YouTube

Gilberto Gil, "Drão"

Gilberto Gil - Drão - YouTube

Kool and the Gangs, "Ladies Night"

kool and the gang ladies night - YouTube

Commodores, "Easy"

The Commodores - "Easy" (1977) - YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário