domingo, 29 de novembro de 2020

Segundo turno acontece neste domingo em 18 capitais e outras 39 cidades

 

Doze deputados federais concorrem no segundo turno; PT é o partido com maior número de candidatos, seguido de PSDB e MDB

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

Fernando Frazão/Agência Brasil
Eleitora em seção eleitoral
Eleitores votam contando com medidas de segurança contra a Covid-19; máscara é obrigatória

O segundo turno das eleições municipais acontece neste domingo (29) em 18 capitais e em 39 municípios com mais de 200 mil eleitores. No total, 38,2 milhões de pessoas (26% do eleitorado nacional) estão aptas a votar. O horário vai das 7h às 17h. É recomendável consultar o local de votação.

A apuração começará em seguida ao fechamento das seções eleitorais. Devido à diferença de fuso horário, a votação termina às 18h de Brasília em Cuiabá, Porto Velho, Boa Vista e Manaus. Em Rio Branco, às 19h de Brasília.

Neste ano, em razão da pandemia, o pleito acabou adiado em relação ao calendário habitual no mês de outubro. Em Macapá, devido a um apagão resolvido apenas na terça-feira (24), o primeiro turno será realizado em 6 de dezembro; o segundo, se necessário, no dia 20 de dezembro.

A Covid-19 exigiu medidas sanitárias inéditas por parte da Justiça Eleitoral, como o uso obrigatório de máscaras pelos eleitores e o horário preferencial das 7h às 10h para os votantes mais idosos. Isso não impediu níveis recordes de abstenção no primeiro turno.

Os maiores colégios eleitorais estarão em disputa. Os atuais prefeitos buscam reeleição em São Paulo, com Bruno Covas (SP) contra Guilherme Boulos (Psol), e no Rio de Janeiro, onde Marcelo Crivella (Republicanos) enfrenta o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM).

No Recife, que é o terceiro maior colégio eleitoral neste segundo turno, o pleito envolve 2 dos 12 deputados candidatos nestas eleições municipais, os primos Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB). Outros cinco deputados estão no segundo turno em outras cinco capitais.

Desempenho nas capitais
No primeiro turno, se um postulante ao Poder Executivo atinge metade mais 1 dos votos válidos, está eleito. O segundo turno envolve os dois mais bem colocados e depende do número de eleitores no município – 200 mil, no mínimo. São 95 nessa condição no País.

Em 15 de novembro, cinco prefeitos de capital foram reeleitos já no primeiro turno: em Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Florianópolis e Campo Grande. O mesmo aconteceu em Palmas, que não realiza segundo turno, por ter apenas 180,5 mil eleitores. Em Salvador, venceu o atual vice-prefeito.

Com esses resultados, o DEM obteve três vitórias, ante duas, cada, do PSDB e do PSD. Todos esses partidos têm representantes no segundo turno e podem ampliar os resultados positivos. Nas capitais, a legenda com mais candidatos entre todas é, no entanto, o MDB, com sete.

Considerando todas as cidades com segundo turno, o partido com mais candidatos é o PT, com 15. Nas capitais, além do Recife, concorre em Vitória. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, são 13 candidatos do PT. Outra força neste segundo turno, além do MDB (12 representantes), é o PSDB (14).

 

 

Prazo para app
A Justiça Eleitoral criou um aplicativo para celular, o e-Título, com facilidades para quem eventualmente faltar à votação. O download estará disponível até as 23h59 deste sábado (28), para evitar problemas de congestionamento na internet como houve no primeiro turno.

Por meio do e-Título, além de justificar a ausência – medida obrigatória, cujo prazo vai até fevereiro –, é possível verificar o local de votação e se identificar na seção eleitoral (caso a pessoa tenha feito biometria). A justificativa poderá ser feita também por meio da internet.

A Justiça Eleitoral recomendou que as pessoas com diagnóstico ou sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias não compareçam para votar. Além da máscara obrigatória e da higienização das mãos – haverá álcool em gel à disposição –, o distanciamento social é recomendado.


Nesta segunda-feira (30) o tempo esquenta para quarentena

 

É bem provável que o horário de funcionamento do comércio será reduzido, principalmente de shoppings centers


Luís Alberto Alves/Hourpress

O pensador Maquiavel dizia que “o bem deve ser feito aos poucos e o mal de uma só vez”. Essa máxima o governador de SP, #JoãoDoria (PSDB), do mesmo partido do prefeito #BrunoCovas, se tornará realidade amanhã (30) com regras mais duras em relação à quarentena.

A maioria da população paulista e até do Brasil relaxou nos cuidados para se precaver da #covid-19. Poucos usavam máscara, passavam álcool gel nas mãos, tomavam banhos frequentes após o retorno da rua e abusaram da sorte. Resultado: #UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais municipais da Capital e Grande SP lotadas.

Shopping

No Rio de Janeiro, já não tem lugar para colocar pacientes com #covid-19 no hospital de campanha. Na sexta-feira (27), 300 suspeitos de terem contraído a doença aguardavam remoção de cidades da Baixada Fluminense para hospitais da região central da capital carioca.


Em #SãoPaulo, o governo Doria tentou segurar as medidas duras, mas o aumento de internações nas últimas semanas o levou a sair da zona de conforto. Nesta segunda-feira (30), “o couro vai comer”. É bem provável que o horário de funcionamento do comércio será reduzido, principalmente de shoppings centers.

Confraternização

 Bares e restaurantes só funcionarão com capacidade de 50%.  Existe a proposta de que as festas de final de ano sejam em casas e com no máximo seis pessoas. Significa o final dos famosos churrascos, onde aglomeração era algo comum. Neste reta de 2020, na opinião do governo paulista, isto é desaconselhável. As confraternizações que algumas empresas planejavam vão sair da ordem do dia.

Numa entrevista que fiz com o médico infectologista do hospital Emílio Ribas, #JamalSuleiman, ele deixou bem claro que o Brasil já vive a segunda onda da #covid-19. Também criticou as autoridades ao liberar eventos com aglomerações. Muitas pessoas relaxaram e agora sofremos a explosão de casos da doença.

 Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Covid-19: Infelizmente chegou a temível segunda onda

 Porque convivem com pessoas de maior idade e podem trazer a covid-19 para casa


Luís Alberto Alves/Hourpress

Tony Fernandes

 


O médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jamal Suleiman, alerta que o Brasil já vive a temida segunda onda da covid-19. Na terça-feira (24/11) ele havia atendido 15 pacientes com sintomas graves desta doença. “O número de casos subiu muito, porque as pessoas entenderam a flexibilização como um liberou geral”, lamentou.
Em nível municipal (veja gráfico) em 1º de agosto, a cidade de SP tinha 9.705 mortos pela covid-19. No dia 24 de novembro, este número já era de 14.213, aumento de 68% num prazo de 3,5 meses. Neste mesmo período, subiu a quantidade de pacientes com suspeita de Covid-19, nos hospitais municipais, saindo de 357 para 508, registrando elevação de aproximadamente 70%.


Suleiman confirma que pode ocorrer, embora de forma rara, casos de reinfecção. “Após a cura, o paciente precisa continuar usando máscara. A covid-19 é doença de transmissão respiratória. Mesmo após a alta, o vírus permanece na garganta”, detalhou. Segundo ele, algumas pessoas produzem anticorpos e ficam imunes. Mas se relaxar com a higiene, a doença retorna e esse paciente vira foco de contaminação.

Cinema

Para o médico infectologista do Emílio Ribas, as autoridades governamentais erraram ao permitir eventos com aglomeração. “Doenças transmissíveis respiratórias contaminam numa distância de 1,5 metros. Quando ocorre proximidade em teatros, cinemas, estádio de futebol ou restaurante, é grande a chance de contrair a covid-19”, explicou.


Outra faceta desta doença, alerta Suleiman, é que ela pode se manifestar forte ou levemente. “Porém, na fase crônica não terá leveza, o que chamamos de segunda onda”, destacou.  Ele reitera que alguns pacientes poderão ficar meses sem paladar e olfato. “Mesmo de alta, esses sintomas não somem. Permanecem”, disse.
O alvo preferido, de forma grave, da covid-19 é paciente acima de 50 anos. Mas adolescentes e jovens também não escapam de suas garras. No caso de crianças, elas podem ter uma síndrome no formato de uma doença respiratória muito grave.


Para manter a situação sob controle, não é aconselhável liberar adolescentes e jovens em atividades de risco. Porque convivem com pessoas de maior idade e podem trazer a covid-19 para casa. “Estudantes em regime híbrido, com aulas à distância e presencial, devem manter o protocolo de segurança para o próprio bem e dos seus familiares”, recomendou.


Mapa da covid-19


Nº de mortos em 1º de agosto
Mundo       680.575         
Brasil           92.475
Est. SP         22.997
Cid.SP                      9.705


Nº de mortos em 1º de setembro
Mundo          850.535
Brasil             121.381
Est.SP            30.375
Cid.SP            11.448


Nº de mortos em 1º de outubro
Mundo       1.014.161
Brasil          143.952
Est. SP         35.804
Cid. SP         12.791


Nº de mortos em 1º de novembro
Mundo          1.194.906
Brasil              159.844
Est.SP              39.311
Cid.SP              13.590


Monitoramento rede hospitalar municipal – 1º de agosto
Pacientes com risco de ter covid-19        357
Pacientes internados                                  1.163
Internados em UTI                                       576
Taxa de ocupação                                        54%


Monitoramento rede hospitalar municipal – 1º de setembro
Pacientes com risco de ter covid-19          395
Pacientes internados                                  859
Internados em UTI                                       429
Taxa de ocupação                                         40%


Monitoramento rede hospitalar municipal – 1º de outubro
Pacientes com risco de ter covid-19         283
Pacientes internados                                  701
Internados em UTI                                       407
Taxa de ocupação                                         35%


Monitoramento rede hospitalar municipal – 1º de novembro
Pacientes com risco de ter covid-19         182
Pacientes internados                                   555
Internados em UTI                                      328
Taxa de ocupação                                       35%


Monitoramento rede hospitalar municipal – 24 de novembro
Pacientes com risco de ter covid-19         508
Pacientes internados                                 715 
Internados em UTI                                     400
Taxa de ocupação                                       45%
Fonte: SUS/Pref.SP

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Mesmo com pacto racial, empresas têm 6% de diretores negros

 


O indicador é elaborado em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares

Agencia Brasil 

A participação de negros em cargos de diretoria e nos conselhos de administração é de apenas 6,6%, segundo o Índice de Igualdade Racial nas Empresas (IIRE). O índice avaliou as medidas em prol da igualdade racial em 23 empresas que firmaram um compromisso de se engajar no tema.

São companhias de diversos setores, como telefonia, hipermercados, fabricação de peças elétricas, consultoria, petrolífero, bebidas e bancário. O indicador é elaborado em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares.

A presença de pessoas negras nessas empresas aumenta percentualmente em cargos de menor responsabilidade. O percentual sobe para 18,7% nas gerências e chega a 31,6% entre os trainees e aprendizes.

Engajamento

As empresas têm buscado formas de reduzir essa desigualdade. Entre as 23 participantes, 19 afirmaram ter comitês específicos para debater a diversidade racial no ambiente corporativo. Em 16 companhias são organizados periodicamente eventos para discutir o tema e nove possuem projetos de treinamento e formação permanentes a respeito dessa pauta.

A respeito das dificuldades para implementar ações de conscientização sobre a questão racial, as empresas afirmaram ter dificuldade em engajar os trabalhadores nas discussões. Porém, as experiências mostram que, quando as lideranças (diretorias) se envolvem pessoalmente nos processos, a adesão tende a ser maior.

Seleção e ascensão

A maior parte das empresas (15) disse ter processos de seleção flexíveis com o objetivo de aumentar a diversidade racial em seus quadros. No entanto, a maior parte das empresas ainda não contratou profissionais por iniciativas ou canais específicos que buscam facilitar a entrada de pessoas negras no mercado de trabalho. Em 40% dos casos, as companhias justificaram essa postura pela falta de qualificação dos candidatos.

Entre as 23 empresas participantes, seis disseram ter programas com metas voltados para garantir a ascensão de pessoas negras na hierarquia da companhia. Parte (40%) das empresas que não tem esse tipo planejamento estruturado afirmou que uma das principais dificuldades é justamente estabelecer os objetivos quantitativos e qualitativos desses processos.

Violência e morte tem nome no Brasil: #Carrefour!

 

histórico de truculência da rede multinacional de hipermercados #Carrefour


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgacao

 

A morte por espancamento do negro João Alberto Silveira Freitas, ontem na porta do hipermercado Carrefour, bairro Passo D´Areia, Zona Norte de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, revela o histórico de truculência da rede multinacional de hipermercados #Carrefour.

Em outubro de 2018, funcionários da empresa, numa loja #Carrefour, de São Bernardo do Campo, ABC paulista, agrediram o cliente Luís Carlos Gomes. Ela havia aberto uma lata de cerveja no interior do estabelecimento. Surpreendido, disse que iria pagar pela bebida.

Racismo

Perseguido pelo gerente da unidade e um segurança, acabou encurralado num banheiro e ali agredido. Deficiente físico, a vítima teve várias fraturas. Submetido a cirurgia, ficou com uma perna menor do que a outra. Moveu ação na Justiça, acusando o #Carrefour de racismo e discriminação.

Em 2009, o vigia e técnico em eletrônica Januário Alves de Santana, 39 anos, foi confundido com ladrão ao entrar no seu próprio automóvel, uma EcoSport, numa unidade #Carrefour em Osasco, Grande SP. Santana acabou agredido pelos seguranças da loja.

Animal

Nesta mesma cidade de Osasco, em dezembro de 2018, um cachorro morreu após ser envenenado e espancado por um funcionário do #Carrefour quando o animal estava no estacionamento.

No dia 14 de agosto, no Recife, Pernambuco, o promotor de vendas do #Carrefour, Moisés Santos, 53 anos, sofreu infarto e morreu no corredor da loja. A gerência mandou cobrir o corpo com guarda-sol e cercá-lo por caixas, para que o funcionamento prosseguisse. O cadáver permaneceu assim durante 3 horas, até ser retirado pelo rabecão do IML (Instituto Médico Legal).

Banheiro

A violência praticada pela rede francesa de hipermercados #Carrefour também é ofensiva às regras das Leis Trabalhistas. Em maio de 2019, a Justiça do Trabalho de São Paulo concedeu liminar ao Sindicato dos Comerciários de Osasco contra o #Carrefour. A empresa estaria controlando a ida dos funcionários ao banheiro, que funcionava em condições degradantes.

No mês de dezembro de 2017, o #Carrefour demitiu funcionários que reivindicaram benefício de remuneração por trabalhar em feriados, sob alegação de corte de gastos. Só foram mandados embora quem esteve no movimento grevista.

Veja no link ao lado  as agressões que resultaram em morte: https://www.youtube.com/watch?v=pMH-rTN5dx8

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Apologia a armas de fogo em redes sociais poderá ser punida com detenção e multa

 


Restrição não atinge fabricantes e comerciantes de armas, além de clubes de tiro

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

O Projeto de Lei 2421/20 pune, com detenção de 1 a 3 anos e multa, a exibição ostensiva de armas de fogo nas redes sociais, ou a demonstração de técnicas de uso e treinamento, por pessoas alheias à indústria de armamento, ao comércio e aos cursos de tiro autorizados.

A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, é de autoria do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP). O texto acrescenta a punição no Estatuto do Desarmamento.

Braga afirma que o objetivo é coibir a apologia às armas nas redes sociais por pessoas que não estão ligadas ao mercado de armamentos.

“Esse tipo de conduta irresponsável pode levar a população a concluir que a forma de solução de conflitos em sociedade deva se dar exatamente com o uso desses objetos letais, algo que sem dúvida alguma causará um sensível aumento dos alarmantes índices de violência no País”, disse.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Brasil não é páreo numa guerra contra os Estados Unidos

 

 



Os militares dos Estados Unidos não levaram a sério a bravata do maluco do presidente Bolsonaro

Luís Alberto Alves/Hourpress

Imagine alguém resolver desafiar o supercampeão da Fórmula-1, #LewisHamilton, para uma corrida. Ele na sua poderosa Mercedes-Benz e o lunático ao volante de um carro de 90 cv contra os mais de 400 cv da máquina de #Hamilton.

Outro exemplo: alguém que corre aos finais de semana, para espantar a ressaca, propondo que #UsaitBolt coloque os seus recordes que ele ganhou nos últimos anos numa corridinha de alguns segundos.

Ignorância

Nos dois casos, seria impossível #LewisHamilton sair derrotado ou #UsaitBolt virar alvo de chacota. Ao rosnar contra os Estados Unidos, em resposta ao recém-eleito presidente norte-americano, #JoeBiden, o presidente #JairBolsonaro vira sinônimo de ignorância.

O Brasil, como reconheceu o vice-presidente Mourão, não tem condições bélicas para enfrentar a maior potência militar do mundo, os #EstadosUnidos. Com três mísseis teleguiados, de Washington, o nosso país entraria na lista das nações subjugadas pelos americanos.

Amazônia

Com numerosa frota de aviões de guerra, aproximadamente de 6 mil, diversos navios, inclusive porta aviões, alguns deles movidos a energia nuclear, inúmeros mísseis e tropa de soldados acostumados a combates, inclusive no #OrienteMédio. O Brasil não daria para o gasto.

Como um presidente da República, ex-capitão do Exército, pode vacilar deste jeito ao dizer que o Brasil poderia resolver questões ambientais da #Amazônia por meio de conflito armado com os #EstadosUnidos? Creio que ele estava brincando ao falar isto.

Vietnã

Os lunáticos da extrema-direita de boteco vomitam na internet que as Forças Armadas brasileiras podem ser páreo para os norte-americanos assim como foi o Exército do #Vietnã. Só esquecem de dizer que naquela época não existiam armas sofisticadas como hoje.

Naquele conflito, pesou a distância entre os dois países de 13.789 km. Enquanto que a do #Brasil para #EstadosUnidos é de 7.312 km. Portanto é mais fácil e rápido deslocar grande número de soldados para o #Amazonas, do que para o #Vietnã.

Cargueiros

Mesmo os aviões cargueiros militares demoravam em chegar ao país asiático, e abastecer as tropas com todo o tipo de armamento, inclusive tanques. Caso ocorresse um conflito contra o Brasil, rapidamente os porta aviões dos americanos chegariam à costa amazônica.

Com bombardeios em nossas grandes cidades (São Paulo, principal centro econômico e industrial; Brasília – sede do governo federal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Manaus), a fatura estaria liquidada em pouco tempo.

Marinha

O avanço da tecnologia militar possibilita acertar de forma precisa qualquer alvo a milhares de quilômetros. Os porta aviões que iriam estacionar no litoral brasileiro lançariam vários mísseis contra as nossas cidades. Em poucas horas, nossa Marinha seria exterminada.

Calculo que os militares dos #EstadosUnidos não levaram a sério a bravata do maluco do presidente #Bolsonaro. Interpretaram como alguém que se excedeu nas doses de vinho ou whisky e falou asneira. Ou talvez tivesse uma crise renal e fez um comentário infeliz.

Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

 O Poderio Militar - Estados Unidos

https://www.youtube.com/watch?v=6LwvhL7OeMs

 

 

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Geração tolerante e ao mesmo tempo intolerante

 


Neste diálogo, ele vai acenar com gestos de impaciência

Luís Alberto Alves/Hourpress

A atual geração é tolerante com várias propostas oferecidas pela atual sociedade. Porém não sabe, ainda, ser tolerante com os próprios pais ou familiares. Algo curioso, vendem a imagem de amantes da democracia para os estranhos, mas agem igual ditadores dentro de casa!

Tente pedir ao seu filho adolescente ou jovem para explicar como funciona determinada rede social, como incluir vídeos, fotos ou mesmo enviar alguma mensagem. Certamente você ouvirá essa máxima:” Pô mãe ou pai, deixa de ser careta! Você não sabe como funciona isto? Não tenho tempo”.

Caso ele peça de presente um tênis ou roupa de grife, não caia na besteira de dizer que por causa da pandemia você está com pouco dinheiro.  “Não quero saber! Se vira, como vou aparecer diante da turma com um tênis que saiu de moda?”, responderá. Neste diálogo, ele vai acenar com gestos de impaciência.

Ditadores

Os papeis de pai e mãe se inverteram. Hoje, após criá-los até os 20 ou 25 anos, com exceções, o que existe dentro da maioria das casas, são adolescentes e jovens piores do que os ditadores mais sanguinários que já existiram neste planeta.

Aceitam várias barbaridades impostas pela sociedade, como liberação total das drogas, além de seu consumo em qualquer lugar, estilo de vida, aonde o incentivo à violência e a promiscuidade é algo que deva ser aceito como natural, e claro, ausência total da autoridade.

Esta geração de adolescentes e jovens, com exceções, não terá remorso de internar e abandonar os pais idosos nos asilos ou até mesmo expulsá-los de casa. Também não vai se lembrar de que foram eles que sofreram para criá-los, às vezes sacrificando a própria alimentação, para vê-los bem.

Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A Justiça brasileira é uma vergonha!

 

MarianaFerrer acusa o empresário André Aranha de estuprá-la durante festa num clube

#MarianaFerrer literalmente acabou moída pelo advogado de defesa do empresário André Aranha

 Luís Alberto Alves/Hourpress

 É vergonhoso o que a jovem #MarianaFerrer passou durante julgamento, na audiência em que ela acusa o empresário André Aranha de tê-la estuprado em 18 de dezembro, durante festa ocorrida num clube de Florianópolis.

 Mariana foi humilhada pelo advogado de defesa Cláudio Gastão da Rosa Filho diante do juiz #RudsonMarcos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no decorrer da audiência. Em nenhum momento parecia que ela era a vítima, e merecia melhor tratamento.

 Como vítima deste tipo de crime horrendo e nojento, #MarianaFerrer literalmente acabou moída pelo advogado de defesa do empresário André Aranha, sem nenhuma interferência do juiz. Em vez de protegê-la, #MarianaFerrer foi jogada à arena, com o advogado de defesa, Rosa Filho, desrespeitando o próprio código de ética do Direito.

 Num dos trechos da audiência, o advogado Rosa Filho diz que “jamais teria uma filha do nível de Mariana”. Ao vê-la chorar, afirma que “não adianta vir com esse choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo”. O Ministério Público de Santa Catarina alegou que o vídeo que circula na internet sofreu edição, não mostrando as intervenções da promotoria.

 Mafiosos

 Infelizmente, a Justiça brasileira é uma vergonha. O que esperar de bom quando um ministro da Suprema Corte, o Supremo Tribunal Federal, liberta poderoso traficante, integrante da facção criminosa que exportou 15 toneladas de cocaína para a Europa? O que falar de uma Justiça que deixa mofar na cadeia um ladrão que furtou dois frascos de xampu, alegando ser alguém perigoso?

 Precisa dizer algo mais, quando essa mesma Justiça liberta alguém acusado de matar duas esposas? E os mafiosos de colarinho branco, todos na rua, conscientes de que nunca serão presos? Não é novidade o vexame que Mariana passou. Faz parte deste Brasil terrível.

 As vítimas de estupro relutam em registrar queixas nas delegacias, por causa das humilhações que sofrem de policiais despreparados, que deveriam prestar bom atendimento. Em vez disto sorriem da dor de mulheres que não são culpadas de atrair a atenção de monstros. Homens que jamais deveriam circular entre pessoas civilizadas.

 Há mais ou menos 20 anos lembro-me de reportagem que fiz com uma jovem, na época com 19 anos, vítima de estupro ao retornar da escola. Ela me disse que durante vários meses tomava banho diversas vezes durante o dia e noite. Tudo para se ver livre do cheiro do criminoso, que segundo ela, ainda estava impregnado dentro dela.

 OAB

 Durante nossa conversa, o tempo todo era visível o seu nervosismo e tristeza, ao chorar muitas vezes. Passava uma mão na outra, apertava os dedos. Pedia Justiça. Após a publicação da reportagem, a polícia resolveu se empenhar para prender o estuprador que atacou muitas jovens no bairro periférico de Cumbica, em Guarulhos, Grande SP, no inicio dos anos 2000.

 O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) precisa punir rigorosamente o juiz Rudson Marcos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O mesmo deve ocorrer com o advogado Rosa Filho, através da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Vítima jamais deve se tratada como ré. É o mínimo que as pessoas sensatas (entre as quais me incluo) deste Brasil aguardam.

 Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

Link do trecho do julgamento em que #MarianaFerrer foi humilhada

https://www.youtube.com/watch?v=jWfYRPv0bZw

 

terça-feira, 3 de novembro de 2020

60 anos de muitas mudanças no Brasil e mundo

 

Aniversário do jornalista Luís Alberto Alves, do blog Hourpress

No ano anterior, o Festival de Rock de Monterrey revelaria um dos maiores guitarrista do mundo, #JimiHendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress

Você é capaz de enumerar algumas mudanças que ocorreram nos últimos 60 anos? Em diversos setores, essas seis décadas entraram definitivamente para a história. Vejam algumas delas:

#Beatles se tornou uma das maiores banda de rock do mundo, ao lado dos #RollingStones. No Brasil, o jovem #RobertoCarlos, se tornaria o maior cantor do Brasil e iria liderar o movimento Jovem Guarda. A Copa do Mundo de 1962 marcaria a vida do então ponta-direita #Garrincha. #Pelé machucado ficou de fora, mas o talento de Garrincha contribuiu para a seleção brasileira ser bicampeã do mundo.

O ponta-direita Garrincha na Copa do Mundo de 1962


Golias

Do outro lado do planeta, os #EstadosUnidos invadiriam o Vietnã, na época dividido entre Vietnã do Sul (capitalista) e Vietnã do Norte (socialista). Essa guerra mataria cerca de 50 mil militares norte-americanos, além da derrota da maior força bélica do mundo. Literalmente foi Davi derrotando Golias.

No calor da vitória da revolução cubana, o braço direito de Fidel Castro, #Ernesto“Che”Guevara, visita o Brasil, em 1961, e o então presidente Jânio Quadros o condecora com uma medalha. Pouco tempo depois ele renunciaria. A carreata do presidente dos Estados Unidos, #JohnKennedy, na cidade de Dallas, Texas, em 22 de novembro de 1963, terminaria com ele assassinado a tiros, quando acenava para o público.

Che Guevara e o presidente Jânio Quadros, em 1961


Gal Costa

Os avanços democráticos, inclusive com a taxação de grandes fortunas e grande força de partidos e agremiações de esquerda, contribuiriam para a queda do presidente #JoãoGoulart, mergulhando o Brasil numa ditadura militar que duraria 21 anos, deixando vários mortos e desaparecidos. Em fevereiro de 1965, #MalcomX, líder da luta contra a opressão dos negros é assassinado a tiros no Harlem, Nova York, Estados Unidos.

O líder negro do Islamismo, Malcom X, assassinado em 1965 por extremistas muçulmanos
 Don´t Let me Down, em uma das últimas apresentações da banda

https://www.youtube.com/watch?v=NCtzkaL2t_Y

A TV Record, a potência televisiva na década de 60, iria patrocinar os maiores festivais de música, contribuindo para a decolagem dos jovens #CaetanoVeloso e sua irmã #MariaBethânia, #GalCosta, o administrador de empresas #GilbertoGil, o estudante universitário #ChicoBuarque e o polêmico #GeraldoVandré. Neste vácuo também surgiria a gaúcha #ElisRegina e ex-jogador de futebol júnior do Flamengo, #JorgeBen, mais tarde Benjor. Em 1967, o boxeador #MuhammadAli recusa convocação do Exército dos Estados Unidos para lutar na Guerra do Vietnã. Perdeu todos os seus títulos, foi banido do boxe por 3,5 anos e meio e condenado a cinco anos de prisão.

Domingo no Parque, com Gilberto Gil no Festival da Record em 1967

https://www.youtube.com/watch?v=bl7xHuEtlyg

Janis Joplin

O futebol brasileiro, que decepcionaria na Copa do Mundo da Inglaterra, conheceria diversos craques, brilhando em times, que eram especialistas em golear adversários e ganhar vários campeonatos: Santos de Pelé, Cruzeiro de #DirceuLopes, Botafogo de Garrincha, Palmeiras de #AdemirdaGuia. Em 4 de abril, o pastor Batista e Prêmio Nobel da Paz, #MartinLutherKing é morto a tiros na sacada de um hotel em Memphis. O ano de 1969 seria eternizado, com #Pelé marcando seu milésimo gol, no Maracanã.

O pastor e Prêmio Nobel da Paz, Martin Luther King, morto a tiros em 1968

Antes em 1967, a Black Music dos Estados Unidos perderia em dezembro daquele ano a adrenalina do Rock, #OtisRedding, junto com a maioria dos músicos da banda #Bar-Keys. No ano anterior, o Festival de Rock de Monterrey revelaria um dos maiores guitarrista do mundo, #JimiHendrix, a grande cantora #JanisJoplin. Ambos brilhariam nos quatro dias de loucura no festival de #Woodstock, que entraria para história do Rock, em 1969. Aos 17 anos, a catarinense #VeraFischer seria eleita Miss Brasil daquele ano. Mas tarde seguiria carreira de atriz de filmes e novelas.

Jimi Hendrix no Festival de Rock de Woodstock

https://www.youtube.com/watch?v=TKAwPA14Ni4

Soul Music

Billy Stewart, ao vivo, cantando "I Do Love You", um de seus sucessos

https://www.youtube.com/watch?v=gjIlOSJyxnI

O final da década de 60, na política, ficaria marcado pelo Ato Institucional-5 (AI-5), cassando direitos políticos no Brasil e marcando o endurecimento do Regime Militar. O início da década de 1970 chegaria triste com a morte do cantor #BillyStewart, um dos grandes nomes da Soul Music dos Estados Unidos, num acidente de carro que acabara de comprar. Neste mesmo ano, a dupla Marvin Gaye e #TammiTarrell chegaria ao fim, com um câncer no cérebro levar embora Tammi, aos 25 anos.

Vera Fisher, Miss Brasil, aos 17 anos, em 1969


O Inverno de 1970 ficaria quente, quando a seleção brasileira conquista o tri campeonato de futebol na Copa do Mundo no México. No ano seguinte, #Pelé anuncia sua despedida da seleção. Em 1971, o cantor #MarvinGaye lança o álbum What´s Going On, considerado um dos melhores da história da Black Music dos Estados Unidos. Neste disco, uma das canções fala das agressões à ecologia, antecipando debate que iria acontecer quase 50 anos depois.

Pelé

O ano de 1973 marca violento surto de meningite no Brasil, com inúmeras mortes, porém abafadas por causa da forte censura sobre os veículos de comunicação. Nesta mesma época militares chilenos, por meio de golpe de estado, depõem o presidente #SalvadorAllende, mergulhando o país em vários anos de ditadura. Num jogo entre Santos e Ponte Preta, em 1974, na Vila Belmiro, Pelé marcaria sua primeira despedida do futebol, com ele retornando aos gramados em 1977, pela equipe do New York Cosmos, nos Estados Unidos.

Primeira despedida de Pelé, contra a Ponte Preta em 1974


Em 1975, começa a construção da hidrelétrica de Itaipu, que iria terminar sete anos depois, numa área de 1.350 km quadrados e com seus muros medindo 146 metros de altura, equivalentes a prédio de 42 andares. O ano de 1975 marca a morte, sob tortura do jornalista #VladimirHerzog, no DOI/Codi, um dos órgãos de repressão da ditadura militar de 1964. Em agosto de 1975, chega ao fim a Guerra do Vietnã, com a derrota dos Estados Unidos no Sudeste Asiático, deixando cerca de 50 mil norte americanos mortes e 1 milhão de vítimas fatais do lado vietnamita.

Marvin Gaye, o hit Mercy, Mercy Me, falando de ecologia no distante 1971

https://www.youtube.com/watch?v=F5Kr1YB2cs4

Bee Gees

O pregador evangélico #BillyGraham realiza culto no estádio do Maracanã para 250 mil pessoas. Antes em 1972, a novela O Bem Amado, autoria de #DiasGomes, marca a estréia da televisão colorida no Brasil. Em outubro de 1977, o time do Corinthians encerra o jejum de 23 anos sem título ao derrotar a equipe da Ponte Preta no estádio do Morumbi. O ano de 1978 marca o auge da Disco Music, com a banda #BeeGees e #Chic sendo os grandes destaques nas pistas de dança de todo o mundo. Nesta época começa ganhar fôlego novo estilo musical, que ficaria conhecido como RAP. Em 1979, a Lei da Anistia permite o retorno de vários políticos cassados e exilados pela ditadura militar de 1964.

O pastor Billy Graham no Maracanã 


Na Copa do Mundo da Argentina, os donos da casa são campeões derrotando a Holanda. O técnico brasileiro Cláudio Coutinho consegue sair invicto daquele campeonato e cunha a célebre frase: “campeão moral”. O início da década de 1980 marca a invenção da World Wide Web (WWW) pelo cientista de informática Tim Berners-Lee, ele iria solidificar a internet que surgiu no final da década de 1960 para interligar quartéis das Forças Armadas dos Estados Unidos. O ano de 1980 marcaria também o primeiro show da banda #Earth,Wind&Fire, em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera, e Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Nesta mesma época, intelectuais e sindicalistas, liderados por #LuizInáciodaSilva, o Lula, fundam o #PT (Partido dos Trabalhadores).

Tim Bernes, o criador do www da internet
Earth, Wind &Fire, no Brasil em 1980
https://www.youtube.com/watch?v=mLigIYwKBF8

Morumbi

Em maio de 1981, o Reggae perderia o seu grande rei, #BobMarley vítima de câncer. Antes, no mês de março daquele ano, a banda britânica Queen, liderada pelo vocalista #FreddyMercury, realizaria grandioso show no estádio do Morumbi. A Copa do Mundo de 1982 conheceria a máquina de jogar futebol, sob comando do técnico Telê Santana. Ao perder da Itália, os amantes do futebol clássico ficaram tristes. Para muitos críticos, foi a melhor seleção brasileira, após a de 1970.

Comício pelas Diretas em 1984, Vale do Anhangabaú


O ano de 1984 marca várias manifestações pelas eleições diretas para presidente do Brasil. O maior deles ocorreu no Vale do Anhangabaú, Centro de SP, com mais de 1 milhão de pessoas. Porém, a emenda Dante Oliveira não foi aprovada pelo Congresso Nacional, em abril daquele ano. Meses mais tarde a chapa Tancredo Neves/José Sarney (PMDB) sai vitoriosa no Colégio Eleitoral, derrotando Paulo Maluf (PDS), candidato do Regime Militar. Tancredo adoece a poucos dias da posse e morre em 21 de abril de 1985. Assume a presidência, o vice-José Sarney.

Eleição

O final da década de 1980 marca a acirrada disputa eleitoral para presidência do Brasil, entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. No último debate televisivo entre os dois candidatos, Collor ameaça Lula com dossiê trazendo informações sobre uma filha, fruto de relacionamento extraconjugal. O Jornal Nacional, da #RedeGlobo, centra fogo nesta parte do debate e ao manipular essa informação, favorece Collor de Mello, que acaba eleito. Em 2 de agosto de 1990, os Estados Unidos invadem o Kwait, que estava ocupado pelo Exército do Iraque, do ditador #SaddamHussein. A Guerra do Golpe Pérsico dura até 1991.

Lula e Collor de Mello no debate de 1989


O governo Collor de Mello decepciona, com a explosão de vários escândalos. Ganhou antipatia do eleitor ao lançar o Plano Collor, confiscando dinheiro depositado em contas correntes e caderneta de poupança. Sua ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello não conseguiu resolver o problema de inflação alta no País. Ao romper com o Congresso Nacional não conseguiu mais aprovar projetos de lei. Em setembro de 1992, alvo de impeachment, renunciou para evitar cassação.

Real

Assume o governo, o vice Itamar Franco. A hiperinflação o levou a criar o #PlanoReal que entrou em vigor em junho de 1994, quando a inflação chegava a 2.750% ao ano. Neste mesmo ano, a seleção brasileira conquistava o tetracampeonato de futebol na Copa do Mundo dos Estados Unidos, numa final, com direito a cobrança de pênaltis, contra a Itália, que em 1982 havia retirado o Brasil da Copa do Mundo da Espanha. Em outubro de 1996, um avião da então TAM (atual #Latam) cai poucos segundos depois de decolar do Aeroporto de Congonhas, em SP, matando 99 pessoas.

Queda do avião da TAM, em 1996


Na carona do sucesso do #PlanoReal, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente do Brasil, repetindo a dose em 1998. Seu governo é marcado pela privatização de diversas empresas, inclusive da área de telecomunicações.  Na gestão de #FHC o desemprego ultrapassa a faixa dos 19%. O ano de 1998, em SP, foi violento com o registro de 89 chacinas e 308 mortos. Numa delas, em Francisco Morato (Grande SP), 12 pessoas acabaram executadas com mais de 90 tiros.

Guga

O ano 2000 marca o grave acidente ambiental na baía da Guanabara, Rio de Janeiro, quando duto da Petrobras derrama meio milhão de litros de óleo. Em junho daquele ano, o tenista #GustavoKuerten, o Guga, conquista o bicampeonato do torneio de Roland Garros, na França, ao vencer o sueco Magnus Norman. Em 11 de setembro de 2001, atentado terrorista contra as torres do World Trade Center, deixa 2.977 mortos. O ano de 202 marca a eleição a presidência da República de #LuizInácioLuladaSilva. É a primeira vez que um operário chegou ao comando do Brasil. Quatro anos depois consegue ser reeleito e no ano de 2010 faz sua sucessora, a ex-ministra Dilma Rousseff. Em 2002 começa a circular o Euro, a moeda única da Comunidade Europeia.

Gustavo Kuerten, o Guga no torneio de Roland Garros, na França


Tsunami

O Brasil vence a Alemanha na final da Copa do Mundo, de 2002, e conquista o pentacampeonato, sob batuta do técnico Luiz Felipe Scolari. Em 22 de agosto de 2003, uma explosão na Base de Alcântara, Maranhão, mata 21 cientistas brasileiros, praticamente sepultando todo o programa aeroespacial do Brasil. Em dezembro deste mesmo ano, o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein é capturado, ao ser encontrado num buraco. É julgado e enforcado em 2004.

No final de dezembro de 2004, um tsunami provoca destruição e morte de cerca de 400 mil pessoas no Sudoeste Asiático. Em outubro de 2005, terremoto que atingiu a região da Caxemira, que compreende as áreas no Paquistão e Índia) deixa 80 mil vítimas fatais, 77 mil feridas e 3,5 milhões desabrigadas.

Tsunami em 2004 no Sudoeste da Ásia, que matou cerca de 400 mil pessoas

Banco Central

Nos dias 5 e 6 de agosto de 2005, ladrões levaram R$ 164,8 milhões em cédulas de R$ 50 do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Foi o maior furto da história do Brasil. A Polícia recuperou apenas R$ 60 milhões. Problemas graves de saúde provocam a morte do líder cubano #FidelCastro, aos 90 anos. Nesta mesma época falece o ditador chileno #AugustoPinochet, aos 91 anos, que esteve no poder ente 1973 e 1990.

Em 3 de abril de 2007, o TGV (Trem de Alta Velocidade) francês alcançou 574,8 km/h, estabelecendo um novo recorde na Europa. Em 4 de novembro de 2008, #BarackObama é eleito presidente dos Estados Unidos. É o primeiro negro a ocupar o cargo naquele país. Em 2012 foi reeleito e deixou o governo em 20 de janeiro de 2017. A eleição de Obama confirmava o romance escrito por Monteiro Lobato, 1926, de que os Estados Unidos teriam um presidente negro.

Velocidade

Usain Bolt correndo


O ano de 2009 destaca o velocista jamaicano #UsainBolt, que passou a ser o homem mais rápido da história, ao completar os 100 metros rasos em 9,58 segundos, no dia 16 de agosto, em Berlim. Ele foi o único atleta a se tornar tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos.

Um forte terremoto, que atingiu o Haiti, em 12 de janeiro de 2010, deixou 300 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados. Lançado em outubro desse ano, o filme “Tropa de Elite 2” bateu o Record de espectadores no Brasil: 11,146 milhões de pessoas. Entre 25 e 28 de novembro de 2010, megaoperação da polícia do Rio de Janeiro, apoiada pelas Forças Armadas, retoma o Complexo do Alemão, dominado por traficantes.

O filme Tropa de Elite 2 bateu recorde de espectadores
Marte

Em 31 de outubro de 2010, #DilmaRousseff é eleita presidente do Brasil. A primeira mulher a ocupar este cargo no país. A atriz #MerylStreep, em 2011, é a atriz que mais vezes foi indicada para ganhar o Oscar, com 21 vezes, vencendo três vezes. Após longo jejum, o Santos conquista a Taça Libertadores da América. Em 6 de agosto de 2012, o robô Curiosity pousou na superfície de Marte, após viagem de 567 milhões de quilômetros, percorridos em oito meses e 17 dias.

No dia 5 de março, morria o ditador venezuelano Hugo Chavéz, após 14 anos no poder. O ano de 2013 marca o julgamento e prisão de parte dos réus do mensalão, entre eles, o ex-ministro Chefe da Casa Civil, Zé Dirceu, o deputado petista José Genoino e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no início de 2013, Rio Grande do Sul, provoca a morte de 242 pessoas, a maioria jovem.

Incêndio na Boate Kiss deixou 242 mortos, maioria jovens

Amarildo

O desaparecimento do pedreiro Amarildo, na favela da Rocinha, Rio de Janeiro, mobilizou a opinião pública. O Tribunal de Justiça, decretou em outubro de 2013, a prisão de 25 Pms suspeitos de torturar e matá-lo. Marina Silva une forças com Eduardo Campos para disputar as eleições de 2014. Campos morreria num acidente aéreo durante a campanha eleitoral.

Em 8 de março de 2014, o vôo da #MalaysiaAirlines desaparece misteriosamente com 239 pessoas a bordo. No dia 16 de abril, o naufrágio de balsa na Coreia do Sul deixa 304 pessoas mortas. Neste mesmo mês morre o escritor e Prêmio Nobel de Literatura #GabrielGarciaMarques.

Alemanha

Semifinal da Copa do Mundo de 2014, Seleção Brasileira leva 7 gols da Alemanha, no Mineirão
O dia 8 de julho de 2014 entraria para a história do futebol brasileiro. Pela fase semifinal, a seleção perde de 7x1 para a Alemanha no estádio do Mineirão. Os alemães conquistariam a Copa do Mundo ao derrotar a Argentina, na final do Maracanã.

Em 2 de dezembro de 2015, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) autorizou a abertura do processo de impeachment contra Dilma  Antes, em 5 de novembro, o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da empresa #Samarco, Zona Rural de Mariana (MG), provocou o maior desastre ambiental já ocorrido no Brasil. No dia 20 de julho, as embaixadas de Havana (Cuba) e Washington (EUA) foram reabertas, suspenso o embargo contra Cuba.

Obama e Raul Castro, encontro histórico após 50 anos de embargo contra Cuba
Trump

O ano de 2016 marca o recorde de mortos (mais de 7 mil), no quinto ano consecutivo de guerra na Síria. Nas Américas, a corrida presidencial consolidava #DonaldTrump como novo presidente dos Estados Unidos. No início deste ano, Joaquim Guzmán Loera, o El Chapo, considerado o traficante mais procurado do século 21 e líder do cartel mexicano de Sinaloa é preso.

O escândalo #PanamaPapers, com 11,5 milhões de arquivos, é caracterizado como o maior vazamento de documentos da história, denunciando esquema global de ocultação de patrimônio e dinheiro por parte de líderes mundiais, chefes de estado e figuras públicas. As comemorações do Dia da Bastilha em Nice, sul da França, é palco de ataque que deixa 84 mortos e mais de 200 feridos.

Casamento do príncipe Harry com a ex-atriz Meghan Markle
Lula

Em 29 de março de 2017, Londres lança o processo de saída da União Europeia, nove meses depois do referendo que dividiu o país. Em 3 de setembro, a Coreia do Norte, após vários testes de mísseis, realiza um novo teste nuclear, o mais potente. No dia 21 de novembro, o ditador do Zimbabwe, Robert Mugabe, 93, renunciou após 37 anos no poder.

Maio do ano de 2018 marca o casamento do príncipe Harry (filho do príncipe Charles com Lady Diana) com a ex-atriz #MeghanMarkle. Setembro daquele desse ano registrou incêndio de grande proporção no Museu Nacional do Brasil, destruindo 90% dos 20 milhões de itens do acervo, totalmente perdidos.

Suzano

Incêndio na Califórnia, em novembro de 2018, provoca 88 mortes e 249 desaparecimento e danos equivalentes a USS 10 bilhões (R$ 57 bilhões). Em 7 de abril, o ex-presidente da República, #LuizInácio LuladaSilva, se entrega à Polícia Federal, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, Grande SP.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, Grande SP, é palco de massacre, com a morte de sete pessoas (cinco alunos e duas funcionárias. Pouco antes do ataque, em 13 de março de 2019, os assassinos mataram o proprietário de uma loja da região. Dois ex-alunos da instituição, os criminosos se suicidaram após a chacina. Série de incêndios atingiu a Floresta Amazônica, entre janeiro e outubro, com pelo menos 161. 236 focos de fogo. O assunto repercute em todo o mundo.