Luís Alberto Alves
Em janeiro, crianças e jovens estão em férias – bem como muitos adultos que ainda estão devidamente empregados. Você, como uma mola, necessita de um período de lazer para recuperar sua força física e mental. Para se expandir, a mola precisa antes ser comprimida. Uma mola não deve ficar totalmente estendida sempre, nem sempre totalmente comprimida.
Cruzar
O repouso possui efeito positivo na vida. Você precisa ter o poder de avançar com rapidez (ou seja, trabalhar muito) quando achar que chegou a hora propícia. Esse poder é tão grande que lhe permite subir pela encosta da montanha que bloqueia seu avanço. Depois de escalar essa encosta, você estará diante de uma planície, que poderá cruzar com facilidade, até que surja outra montanha... outra planície.
Satisfeito
Também podemos aprender com o leão. Quando ele sai atrás de uma presa, põe todo o seu empenho nessa tarefa. Sabe que não pode dar-se ao luxo de falhar e, então, usa cada gota de sua energia para caçar a presa e abatê-la. No entanto, depois de devorá-la, ele se deita à sombra de uma árvore, ou ao sol, e tira uma boa soneca. Está tão satisfeito que, mesmo que outra presa atraente passe bem na sua frente, não ligará minimamente.
Descanso
Para se manter no auge de sua condição, você precisa encarar as férias e o descanso de forma positiva. Como o leão, utilize toda força que é capaz de reunir e aplique em certa tarefa, mas descanse depois. Dias de descanso não são desperdício: são o segredo para se alcançar a máxima produtividade.
Reflexões
As reflexões desta coluna são extraídas de “Trabalho e Amor”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil). O livro oferece uma filosofia de vida aplicada ao trabalho - como ele deve ser executado, condições para uma carreira bem-sucedida e relação entre trabalho e amor, tema que dá nome à obra. Seus mais de 2.100 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares.
Nunca se esqueçam: em terra de cego, que tem um olho enxerga tudo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário