quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Putin ataca a Ucrânia, igual marido ciumento faz com esposa


Ele se esqueceu de que outras nações também têm ogivas nucleares

    Arquivo

O ditador #Vladimir Putin se comporta igual ao marido que tenta matar a ex-esposa

Luís Alberto Alves/Hourpress

Imagine um marido superciumento que não aceita ter sido jogado de lado no relacionamento. Abandonado parte para ignorância, primeiro com ameaças, como este tipo covarde homem faz, depois para a #violência, resultando em sua morte.

Assim o ditador (no poder há 22 anos e pretende ficar até 2036) #Vladimir Putin agiu ao invadir a #Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), usando aviões, tanques e navios. Como ex-marido rejeitado, a ordem é aniquilar as forças militares #ucranianas.

Ele tenta reviver o império #soviético, país gigantesco que aglutinava 15 repúblicas, tinha um território de 22 milhões de km2, cobrindo um sexto da área terrestre do planeta e 11 fusos horários. O controle dos 268 milhões de soviéticos era exercido pelo Partido Comunista, com sede em Moscou.

Ditador

Esse colosso, fundado pelo líder bolchevique Vladimir #Lenin, que ajudou a derrubar a monarquia na Revolução Russa de 1917, implantando depois em 2022 a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que após a sua morte ficou nas mãos do ditador e sanguinário Joseph #Stalin, responsável pela morte de milhões em campos de concentração e de fome.

#Putin imagina que poderá reverter por meio de guerras, hoje na #Ucrânia, amanhã nas demais repúblicas, como Armênia, Geórgia, Lituânia, Cazaquistão entre outras, o que o último secretário-geral do PC Soviético Mikhail #Gorbatchev, eleito em 1985, sepultou em 1991, propondo reforma e liberalização da economia através da política de #glasnost (abertura) e perestroika (reestruturação).

#Putin se esqueceu de que o mundo do século 21 não é igual ao mundo de 1922 no século 20. Hoje a economia é globalizada. Tudo está interligado. Uma nação sozinha, mesmo poderosa, igual andorinha solitária não conseguirá fazer Verão. O que ele vai provocar é forte série de retaliação contra a economia #russa, atingindo em cheio o bolso dos empresários que embarcaram neste delírio ditatorial.

Nuclear

Pretendo imaginar que #Vladimir Putin esteja blefando ao ameaçar o mundo com o uso de armas nucleares, caso alguma nação venha em socorro da #Ucrânia.  Igual ao garoto mimado, que não conseguiu lugar no time de futebol, tenta pegar a bola do jogo e levar para a casa. Ele se esqueceu de que outras nações também têm ogivas nucleares, com potência para atingir #Moscou.

Como faz parte da vida política mentir, creio que #Vladimir Putin esteja jogando conversa fora para tentar justificar a invasão da #Ucrânia. Verdade que os 240 mil homens das Forças Armadas ucranianas não são páreo para o Exército russo, mas com auxílio do Ocidente esse jogo pode virar e com inúmeras baixas.

O marido egoísta após tentar tirar a vida da ex-esposa pensa que poderá escapar das garras da Justiça. Assim é com a ditadura #russa. Hoje (24) a Grã-Bretanha congelou a fortuna de cem grandes magnatas daquele país, inclusive do genro de #Putin. O cerco vai apertar sobre as exportações e importações. O cofre ficará vazio e sem dinheiro ninguém sustenta nenhuma guerra.

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue cajuísticas

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário