Na década de 1980, o clima econômico colaborava para a #Ford ir embora
Luís Alberto
Alves/Hourpress
Partida anunciada! Assim defino a saída da #Ford do Brasil, com fechamento de suas
fábricas de automóveis no País, anunciada hoje (11). A de caminhões ela bateu o
martelo primeiro, descendo as portas da planta de São Bernardo do Campo, no
ABC. Igual casamento, cujas brigas já ocorriam desde os primeiros dias de
namoro e poucos anos depois o divórcio confirma o que todos já sabiam.
Na década de 1980, o clima econômico colaborava para a #Ford ir embora. Hiperinflação, os
metalúrgicos do ABC, cheios do gás do recém-fundado Partido dos Trabalhadores
(PT), faziam diversas greves para reposição salarial, numa época que a inflação
mensal passava dos 80%. Sem jogo de cintura, os norte-americanos tomaram a
decisão de sair do País, aonde chegaram em 1919, com as bênçãos de Henry Ford,
o fundador da montadora.
Amor
De repente alguém resolver selar a união entre
Volkswagen e #Ford, criando a Auto
Latina, com ambas as montadoras mantendo áreas comerciais de marketing,
produtos e concessionárias distintas. Cada uma, mantendo o seu presidente e
respectiva equipe, mas subordinadas ao presidente geral da holding. O caso de
amor econômico durou de julho de 1987 a dezembro de 1995.
Essa união não daria certo. Igual quando os pais da
futura noiva olham e dizem para a filha que o seu namorado não é para ela.
Dificilmente o prognóstico falha. O problema era mesclar a cultura
norte-americana e alemã para compartilhar projetos e fábricas. A prática
revelou o desastre desta parceria.
Royale
Com engenharia única, visando redução de custos no
desenvolvimento de projetos, saíram da prancheta os modelos Ford Verona e da
Volks vieram o Apollo, Logus e Pointer. O sedã Santana e perua Quantum ganharam
os nomes de Ford Versailles e Royale. Carros da Volks produzidos pela Ford e
vice-versa.
Longe do Brasil, igual casal que muda de cidade,
pensando que assim salva o casamento do fracasso, em Portugal a #Ford se uniu com a Volks, criando a Auto
Europa, construindo uma fábrica para produção de minivans Volkswagens Sharan,
Seat Alhambra e Ford Galaxy. Constituída em 1991, a fábrica ficou pronta em
1995, mas em 1999 o casamento acabou, com a Volks assumindo 100% do capital.
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