segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Com 40 anos de atraso, Ford resolve ir embora do Brasil

 


Na década de 1980, o clima econômico colaborava para a #Ford ir embora

Luís Alberto Alves/Hourpress

Partida anunciada! Assim defino a saída da #Ford do Brasil, com fechamento de suas fábricas de automóveis no País, anunciada hoje (11). A de caminhões ela bateu o martelo primeiro, descendo as portas da planta de São Bernardo do Campo, no ABC. Igual casamento, cujas brigas já ocorriam desde os primeiros dias de namoro e poucos anos depois o divórcio confirma o que todos já sabiam.

Na década de 1980, o clima econômico colaborava para a #Ford ir embora. Hiperinflação, os metalúrgicos do ABC, cheios do gás do recém-fundado Partido dos Trabalhadores (PT), faziam diversas greves para reposição salarial, numa época que a inflação mensal passava dos 80%. Sem jogo de cintura, os norte-americanos tomaram a decisão de sair do País, aonde chegaram em 1919, com as bênçãos de Henry Ford, o fundador da montadora.

Amor

De repente alguém resolver selar a união entre Volkswagen e #Ford, criando a Auto Latina, com ambas as montadoras mantendo áreas comerciais de marketing, produtos e concessionárias distintas. Cada uma, mantendo o seu presidente e respectiva equipe, mas subordinadas ao presidente geral da holding. O caso de amor econômico durou de julho de 1987 a dezembro de 1995.

Essa união não daria certo. Igual quando os pais da futura noiva olham e dizem para a filha que o seu namorado não é para ela. Dificilmente o prognóstico falha. O problema era mesclar a cultura norte-americana e alemã para compartilhar projetos e fábricas. A prática revelou o desastre desta parceria.

Royale

Com engenharia única, visando redução de custos no desenvolvimento de projetos, saíram da prancheta os modelos Ford Verona e da Volks vieram o Apollo, Logus e Pointer. O sedã Santana e perua Quantum ganharam os nomes de Ford Versailles e Royale. Carros da Volks produzidos pela Ford e vice-versa.

Longe do Brasil, igual casal que muda de cidade, pensando que assim salva o casamento do fracasso, em Portugal a #Ford se uniu com a Volks, criando a Auto Europa, construindo uma fábrica para produção de minivans Volkswagens Sharan, Seat Alhambra e Ford Galaxy. Constituída em 1991, a fábrica ficou pronta em 1995, mas em 1999 o casamento acabou, com a Volks assumindo 100% do capital.

 Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário