Pesquisa revela o novo perfil da investidora brasileira. Elas respondem por mais de 46% da população economicamente ativa no País, existem mais de 151 mil investidoras na bolsa de valores
* Marcello Popoff
Em uma avaliação geral do BI e fazendo um paralelo entre mulheres e homens, foi possível observar que em suma as características são muito semelhantes com alterações de percentuais que os diferencia. Confira os exemplos abaixo:
- Perfil do investidor: foi observado que o maior percentual do total de clientes possui o perfil moderado, seja homem ou mulher, em suma o mesmo perfil de investidor. O homem é o que se apresenta como mais moderado ao investir do que as mulheres, enquanto eles representam 58,5%, elas representam 49,1%.Em segundo lugar vem os conservadores, e aí percebemos que a disparidade aumenta, elas representam 38,9% e eles 20,6%. Em último lugar estão os investidores com perfil agressivo, sendo eles 11,6% e elas 3,8%. Portanto, dizer que a mulher é mais conservadora que o homem, já não reflete a realidade como um todo, em dados quantitativos. E, nesse sentido, foi identificado que a curva e o perfil da mulher investidora vêm se modificando rapidamente.
- Perfil comportamental: agora ao verificar as diferenças de objetivos entre as mulheres e os homens identificamos que em sua maioria, 73,1% das mulheres preferem proteger seus investimentos, tendo maior segurança e compensar a inflação do que os homens com os mesmos objetivos e que representam 54%. Já o perfil comportamental dos investidores que procuram ter ganhos de rendimento superior ao da inflação, novas oportunidades e preferem o risco representam os homens em 43,8% e as mulheres em 26,4%. Mas ambos em sua grande maioria preferem proteger seus investimentos. Agora se você pensa que a mulher não opera diretamente com a bolsa de valores, mude de ideia, atualmente na base de clientes 0,5% das mulheres já operam trader e os homens não muito distantes, com apenas 2,2%.
- Faixa etária: homens e mulheres não apresentam grandes diferenças que possam dizer que um começa a investir mais cedo que o outro, porque as faixas etárias são basicamente as mesmas, observa-se uma fatia um pouco maior da mulher na terceira idade, mas entende-se que este fato se dá em função da maior longevidade característica da mulher. Porém, pela ótica de que a Lifetime é uma assessoria de investimentos e não um banco, sim identificamos uma procura maior por rentabilidade, por segurança e expertise em investimentos e consequentemente para garantir uma aposentadoria que mantenha o padrão de vida, ou seja, percebemos que há na mulher uma inteligência financeira adicionada a uma faixa etária que por puro “pré-conceito” sempre seria considerada como mais conservadora, se a Lifetime não tivesse um BI para apresentar estes dados.
- Formação: neste quesito é que identificamos uma disparidade um pouco maior. As mulheres investidoras em sua maioria são as médicas e advogadas que estão empatadas em primeiro lugar, seguidas das empresárias em segundo lugar, professoras e engenheiras empatadas em terceiro lugar e as aposentadas em quarto lugar, em quantidade de clientes. Enquanto os homens, em primeiro lugar em quantidade de investidores estão os engenheiros, seguidos pelos empresários em segundo lugar, pelos médicos e advogados empatados em terceiro lugar e em quarto lugar os analistas.
Identificamos também que as mulheres costumam ser mais prudentes dos que os homens, optando por investimentos de baixo risco. Por outro lado, as mulheres costumam ter resultados mais interessantes em mercados de risco, como a Bolsa de Valores, se comparadas com os homens.
Isso acontece pois os homens costumam fazer giros mais altos e frequentes em suas carteiras, movimentos que se não bem orientados podem afetar os resultados. As mulheres, por sua vez, são mais perspicazes, sistemáticas e detalhistas , até mesmo em investimentos de risco e isso contribui para que elas tenham resultados mais efetivos.
É claro que o perfil das mulheres investidoras é muito diversificado, caminhando desde as mais conservadoras até investidoras com perfil totalmente arrojado. A grande característica que se percebe é que à medida que as mulheres vão se sentindo mais à vontade com o mercado de investimentos, mais elas se sentem seguras para buscar opções mais sofisticadas, mesmo que ofereçam riscos.
Investir na poupança certamente é uma alternativa que poucas mulheres consideram hoje em dia, especialmente depois de aperfeiçoar a inteligência financeira, conhecer as opções disponíveis no mercado e as possibilidades financeiras que um investimento feito de forma correta pode oferecer.
Prestação de serviiço da Lifetime
A Lifetime Investimentos é uma empresa de assessoria especializada que oferece um atendimento personalizado aos seus clientes.
Cada cliente possui um assessor de investimentos, que é o responsável por conhecer o patrimônio do cliente, identificar o seu perfil, as principais características enquanto investidor e entender qual é o seu objetivo com uma estratégia personalidade de investimentos para cada cliente.
A assessoria se realiza com base nos dados coletados. O profissional acompanha os passos do cliente e dá todo o suporte para abertura de conta, transferência de recursos, resgates, aplicações, compra e venda de ativos.
Os diferenciais da Lifetime Investimentos
Segundo Cristina Prado, investidora e cliente da Lifetime, o grande diferencial da empresa é o seu atendimento eficiente e personalizado, que faz com que ela não precise se preocupar com seus investimentos o tempo inteiro. Dessa forma, o seu assessor está permanentemente acompanhando os resultados das suas estratégias, oferecendo dicas constantes que contribuem para que ela tenha uma rentabilidade mais alta.
"Eu vejo que eles fazem um esforço diário para cuidar dos seus clientes. Não sou eu que ligo para eles, são eles que fazem isso para me orientar sobre a melhor forma de investir o meu dinheiro", afirma Cristina. E o mais importante, sempre levando em consideração o perfil e os objetivos do cliente.
Dessa forma, a grande vantagem de ter a assessoria da Lifetime é que os profissionais estão sempre acompanhando o mercado e avaliando os riscos e as oportunidades.
Cristina Prado avalia que a sua migração de uma instituição bancária para a Lifetime representou uma mudança importante na sua rentabilidade e na maneira como ela se relaciona com este mercado. Além dos excelentes resultados em termos de rentabilidade, a investidora agora consegue equilibrar os seus gastos de forma mais eficiente, já que adquiriu uma nova visão sobre o mercado e sobre os seus rendimentos.
O mercado de investimentos para a mulher
O mercado de investimentos é uma alternativa extremamente interessante para as mulheres, isso porque as características pessoais e a capacidade de lidar com o risco oferecem benefícios que contribuem para obter excelentes resultados financeiros.
Buscar o apoio de uma assessoria especializada é o primeiro passo nessa jornada de descobrimento, isso porque a rentabilidade é geralmente muito mais alta e a investidora conta com o apoio diário de profissionais especializados, diferente do que acontece nos investimentos realizados em instituições bancárias.
Além disso, a diversificação é uma questão relevante e que merece destaque quando o assunto é mercado de investimentos. A investidora Cristina Prado conhece esta estratégia na prática:
" eu nunca gostei de colocar todos os ovos em uma única cestinha. Por isso é importante diversificar e realmente ter uma parte — 10% a 15% — em investimentos mais arrojados, garantindo uma rentabilidade mais alta."
Além disso, as mulheres com um perfil mais arrojado podem diversificar ainda mais. Em qualquer um destes caso, o seu assessor de investimentos poderá ajudá-la a entender o seu perfil e as melhores opções disponíveis no mercado e que lhe tragam segurança e a garantia de excelentes resultados.
O importante, neste contexto, é entender e respeitar a diferença que existe entre o perfil de cada cliente e investidora da Lifetime. São estas características que servem como ponto de partida para qualquer estratégia de investimentos.
A Planejadora Patrimonial da Lifetime Corretora de Seguros, é uma mulher, Silvia Henriques, que destaca que o perfil feminino não se preocupa apenas com os investimentos, mas também com a questão da segurança e proteção. Por isso, o assunto é sempre levado em consideração pelos assessores, que junto a XP buscam montar sugestões de carteiras que atendam a essas questões.
Em todo este contexto, é importante destacar que um dos fatores que contribui para a segurança das investidoras é o conhecimento. Quanto mais se conhece o mercado e suas alternativas, mais seguras elas se sentem com relação às decisões que são tomadas. Dessa forma, investir no desenvolvimento pessoal em termos de conhecimento sobre finanças é um ponto chave que contribui significativamente para alcançar bons resultados.
* Marcello Popoff, sócio fundador, diretor de expansão e marketing e também responsável pela contratação de talentos da Lifetime
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