sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Fosfoetanolamina: governo brasileiro sai de cima do muro



Cápsulas de fosfoetanolamina que podem ser a solução para cura do câncer

Luís Alberto Alves

Na audiência pública realizada quinta-feira (29) no Senado, em Brasília, o médico e professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, da USP (Universidade de São Paulo) deixou bem claro, ao contrário de diversas reportagens sobre o câncer, que realizou inúmeros testes no hospital de Jaú (SP), entre 1995 e 2000, com o medicamento, antes que esses estudos passassem a ser regulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 Ele desenvolveu método próprio para sintetizar a fosfoetanolamina, imitando a natural produzida pelo corpo humano, atuando para reforçar os mecanismos de defesa contra as células comprometidas.
 Chierice está batendo de frente com a indústria do câncer, alguns setores da área farmacêutica que não têm interesse num medicamento que cure essa doença, depois  que o assunto ganhou Ibope já apareceram várias reportagens (a maioria delas) deturpando os estudos realizados pelo médico.
 Após várias pessoas pelas redes sociais pressionarem, o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, resolveu sair de cima de muro. Percebeu que a fosfoetanolamina virou debate nacional, inclusive no Exterior. Agora resolveram trabalhar em parceria com outros ministérios e colaborar com sua rede de 16 laboratórios para produção imediata da substância, caso seja preciso.
 Estranhamente o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa Júnior, também se mostrou atencioso com o tema. Tentou justificar que o órgão nunca chegou a receber qualquer pedido de autorização para testes clínicos com a fosfoetanolamina. Concordou em priorizar a pesquisa e ensaio químico.
Escolado pela experiência da vida, Chierice se dispôs a conceder autorização para produção da substância em outros laboratórios. Porém exigiu que seja montado um instituto para um grupo possa continuar atuando em conjunto, na pesquisa de outros fármacos, além da supervisão dos testes clínicos, de acordo com critérios da Anvisa. O cuidado procede: segundo Chierice há muita gente contra (laboratórios), sendo preciso tomar cuidado para evitar possível boicote e colocar tudo a perder.

Nunca se esqueçam: em terra de cego quem tem um olho enxerga tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário