O plenário do Congresso Nacional acaba de dar posse a Michel Temer como presidente da República. Ele já estava no cargo interinamente desde o afastamento de Dilma Rousseff por consequência da abertura do processo de impeachment dela, em maio deste ano. A posse foi dada pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A cerimônia ocorreu no plenário do Senado, que estava lotado de senadores, deputados, ex-parlamentares e convidados. Temer leu juramento em que se compromete a defender e respeitar a Constituição. Em seguida, foi lido o termo posse.
A posse foi marcada logo após o plenário do Senado decidir pelo impedimento da presidente e Temer ser notificado de que assumiria definitivamente a Presidência da República até 31 de dezembro de 2018, quando termina o mandato.
Michel Temer é jurista especializado em direito constitucional e atuou como parlamentar por cerca de 25 anos, entre mandatos assumidos como eleito e suplente. Foi presidente da Câmara dos Deputados por três vezes e foi eleito como vice-presidente junto com Dilma Rousseff em 2010 e depois reeleito em 2014.
Ivan Richard e Iolando Lourenço - Repórteres da Agência Brasil
Concluído o processo de impeachment pelo Senado Federal e a decretação da perda do mandato, a presidenta cassada Dilma Rousseff terá até 30 dias para deixar o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Como ex-presidenta, Dilma não receberá salário, mas terá direito a oito servidores, sendo dois assessores, quatro seguranças e dois motoristas além de dois carros.
Todas as despesas relacionadas à gestão dos servidores e dos dois veículos serão custeadas pela Casa Civil, com recursos do Tesouro Nacional.
Atualmente, têm direitos aos mesmos benefícios concedidos à Dilma os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Até então único presidente cassado depois da redemocratização, Collor não teve direito a assessores, seguranças e veículos porque respondia a processo penal no Supremo Tribunal Federal. Após ser absolvido, no entanto, Collor requereu e passou a ter direito aos benefícios.
Até a Constituição de 1998, os ex-presidentes tinham direito a aposentadoria vitalícia, conforme lei aprovada durante o regime militar. O benefício foi revogado pela Constituição de 1988.
Carolina Gonçalves e Karine Mello – Repórteres da Agência Brasil
Depois de aprovar a perda do mandato de Dilma Rousseff, o Senado também manteve, por 42 votos a 36, os direitos políticos de Dilma. Com isso, ela pode ocupar cargo público. Foram registradas três abstenções. A votação deste quesito foi feita separadamente a pedido de senadores do PT, que apresentaram o requerimento logo no início do dia e que foi acatado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, mesmo sob protestos de aliados do presidente interino Michel Temer.
Encaminhamentos
A senadora peemedebista Kátia Abreu (TO) foi a primeira a argumentar contra a perda dos direitos políticos de Dilma Rousseff. Para fundamentar a argumentação, ela leu trecho escrito pelo presidente interino Michel Temer dizendo que as penas "são autônomas e independentes" e não "acessórias".
Convidada
"É uma pessoa que com certeza pode ser convidada para dar aulas em universidades", disse. "A presidente Dilma precisa continuar trabalhando para poder suprir suas necessidades. Não vote pelas palavras de uma pessoa, mas pela sua consciência e por aquilo que acreditam na personalidade da presidente Dilma", disse.
Na defesa pela perda dos direitos, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirmou que o Senado não protagonizou uma farsa, como declararam aliados de Dilma. “É um procedimento legítimo, que legitima a decisão que tomamos agora. Aqui não houve golpe”, assegurou.
João Goulart
Nunes ainda criticou a comparação feita pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), minutos antes, do atual julgamento com a sessão que declarou a vacância do cargo até então ocupado por João Goulart. “É uma burla a história deste país. Não tem nada a ver. Primeiro porque não houve deliberação do Congresso naquela ocasião. Em segundo porque o Congresso estava sitiado. As únicas desordens hoje em dia são promovidas pelas informações factoides que vive o PT. Pessoas que incendeiam pneus, pessoas que tiveram audácia de dizer que pegaria em armas se o impeachment fosse aprovado”, disse .
Conciliação
Nunes disse que a Constituição deixa claro que a perda do mandato no caso de crime de responsabilidade está associada à perda dos direitos políticos e afirmou que é possível ocupar função pública sem ocupar cargo público. “Além de invocar a letra da Constituição, quero invocar o artigo que trata da perda do mandato com a inabilitação”, pediu.
Sereno, o senador Capiberibe fez um apelo “em nome da conciliação” e do reencontro. “O sectarismo só nos divide mais”, afirmou ao destacar que a política tem que ser uma “atividade conciliadora”. “Não tivemos a capacidade de construir uma alternativa mais consensual. Fomos para o confronto. Mas não podemos esquecer o amanhã. Não basta derrotar? Tem que esmagar?”, disse.
Dramático
Num tom dramático, Jorge Viana (PT-AC) fez uma analogia com a morte de Tiradentes e afirmou que a votação em duas fases está prevista na Lei do Impeachment (1.079). “Não estamos em Ouro Preto enforcando ninguém e para ter certeza, esquartejando”, disse. Viana disse que Dilma não poderá sequer dar aula em universidades se perder os direitos políticos. “Excessos todos cometemos aqui, mas todos nós, ainda mais num processo delicado como este, vamos ter que seguir convivendo com os outros”, disse.
Futuro
O líder tucano Cássio Cunha Lima (PB) afirmou que “por trás” da possível manutenção dos direitos políticos há “mais um acordo entre Dilma e [o ex-presidente da Câmara Eduardo] Cunha porque o resultado dessa cassação terá repercussão na votação de Cunha [que vai definir o futuro de seu mandato em sessão agendada para o próximo dia 12]. O que estaremos fazendo é permitir que a presidente Dilma perca seu cargo e amanhã inicie uma campanha Brasil afora”, disse.
Inabilitação
Cunha Lima antecedeu o presidente de seu partido, Aécio Neves (MG), que emocionado declarou: “Venceu a democracia, venceu a Constituição, venceu o Brasil”, comemorando o resultado. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu a palavra e antecipou o voto contrário à inabilitação da petista.
Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
O couro está comendo
no Senado. Ali começou a ser decidido o destino político da presidente afastada
Dilma Rousseff. De um lado a oposição, procurando de todas as formas retirá-la
para sempre do poder, de outro a situação se armando para colocá-la de volta ao
Palácio do Planalto...
Durona
Desde a época de
ministra, Dilma era durona. Não gostava de conversar. Quando contrariada
devolvia a grossura na mesma medida. Se fosse num jogo de futebol, era a atleta
sem qualquer mobilidade, parecendo poste pregado na área adversária em busca do
gol salvador...
Erro
Já escrevi neste
espaço que o erro de Lula foi ter escolhido Dilma em vez de Marina Silva.
Inebriado pelo poder apostou as fichas na mineira que cresceu no Rio Grande do
Sul. A elegeu, mas pago alto preço mais tarde. Sem a sombra do padrinho, sua
administração se derreteu igual a gelo em chapa quente...
Maldade
Após a aprovação do
impeachment, e a confirmação de Michel Temer como presidente da República, a
maldade vai ganhar vida. Direitos trabalhistas conquistados sob muita luta
poderão ser extintos. A desculpa é sanar o déficit da Previdência Social, em
vez de pegar os sonegadores...
Erro
O maior erro
cometido pelo PT foi se unir ao PMDB para garantir a governança em Brasília. Corrupto
ao extremo. Logo essa prática danosa chegou aos petistas e o resultado acabou
conhecido pelos eleitores. O vice Michel Temer é apenas a ponta do iceberg
dessa fossa séptica da ladroagem...
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
Como
é bom ter bastante dinheiro na conta corrente. Melhor é pertencer ao círculo do
poder. Após mais de 20 anos, o usineiro Marcelo Cury, herdeiro de usina de
açúcar e etanol na região paulista de Ribeirão Preto, vai sentar-se no banco
dos réus, acusado de matar duas pessoas e ferir uma terceira...
Briga
Após
quase duas décadas, novo laudo sobre o crime sensibilizou a Justiça a levá-lo ao
banco dos réus. Tudo começou após briga num boteco da rica Zona Sul de Ribeirão
Preto. Ali, em 5 de abril de 1997, Marco Antonio de Paula, 29, e João Falco,
34, receberam 11 tiros e morreram. Sérgio Nadruz Coelho, hoje com 54 anos,
acabou baleado e internado 39 dias...
Louco
Depois
de atirar nas vítimas, Cury as deixou no chão e saiu em alta velocidade. Foi à
fazenda da família em Araraquara e na companhia de um funcionário fugiu num
Audi. Nas mãos de bons advogados conseguiu ludibriar a Justiça até hoje, sempre
escapando com uso de muito dinheiro...
Pobre
No
Brasil, só vai para cadeia quem é pobre. Filho de bacana dificilmente sentirá o
gosto de tomar banho frio na cadeia. Contratam escritórios de advocacia e
aliado à justiça corrupta, conseguem escapar. Inventam diversos argumentos para
atrasar o julgamento até a prescrição do crime....
Atropelado
Quem
não se lembra do filho do então bilionário Eike Batista, que atropelou um gari
no acostamento de uma rodovia no Rio de Janeiro. A vítima morreu na hora, mas o
filho de Eike saiu livre, mesmo com a carteira de habilitação estourada em
pontos por causa de diversas infrações.
Nunca
se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
Uma citação ao
ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), na delação da
empreiteira OAS revela que a água da corrupção chegou ao feudo do Supremo. O todo-poderoso
ministro Gilmar Mendes promete resposta feroz contra os promotores do
Ministério Público Federal...
Nervosismo
Estou curioso para
saber o motivo de tanto nervosismo do STF por causa desta citação. Se realmente
tiver ministros desta instância máxima da Justiça envolvidos no mar de lama da corrupção
merece punição ou todos não são iguais perante à lei????
Provas
O “coroné” Gilmar
Mendes afirmou que os promotores do MPF estão defendendo até validação de
provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. Mas algum corrupto vai
dizer tudo que sabe de forma explícita? É aí onde entram as escutas
telefônicas...
Totalitário
Na avaliação do
ministro Gilmar Mendes, o Brasil está próximo de viver um delírio totalitário,
com os procuradores da Lava Jato possuídos de uma teoria absolutista de combate
ao crime a qualquer preço. Para o STF certos delitos precisam ficar presos nos
arquivos mortos do tempo...
Liberdade
Infelizmente no
Brasil, a Justiça só pesa sua mão em cima de pés rapados. Quando os peixes são
graúdos, protegidos da elite reacionária e podre que manda neste País desde
1500, tudo cai no argumento de totalitarismo. Ou seja, rico não pode ir para
cadeia...
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
A faixa "100% Jesus" não confirma o comportamento cristão de Neymar
Luís Alberto Alves
O hoje famoso e
badalado atacante do Barcelona da Espanha e da seleção brasileira é o exemplo
típico do anticristão. Coloca faixa “100% Jesus” na cabeça, mas age como se
fosse “100% Satanás”! Como pode alguém no posto de grande estrela deste esporte,
xingar um torcedor adversário no Maracanã após ganhar a primeira medalha
olímpica da seleção???
Esquentadinho
Há muito tempo que
Neymar precisa de competente assessoria de imprensa para orientá-lo. Não é a
primeira vez que age assim. Adora ironizar repórteres nas coletivas, quando é
alvo de pergunta indigesta. Ele se esquece do seu posto de personalidade
pública. Precisa responder por seus atos...
Cristão
É bem provável que
por causa da fortuna atual na sua conta corrente e milhares de compromissos com
patrocinadores, não sobra mais tempo para ler a Bíblia, principalmente no
evangelho de Marcos, capítulo 12, versículos 30/31, onde Jesus Cristo manda que
devemos amar o próximo, não sair xingando ou tentar agredi-lo......
Conselho
Se conselho fosse
bom, ninguém dava, vendia-se. Mas sugiro a Neymar para ele pensar um pouco na
sua postura de cristão. Não adianta colocar faixa “100% Jesus” na cabeça e agir
igual endemoniado. Precisa viver o evangelho por completo, não por interesse.
Aliás, dinheiro não serve de moeda de troca para entrar nos Céus....
Moda
Hoje é moda dizer
que é evangélico. Muitos artistas fracassados optam em cantar música Gospel
(gênero que mais vende CDs no Brasil), porém deixam de lado as orientações de
Jesus Cristo. Cometem todo tipo de barbaridade, alguns chegam se casar quase 20
vezes, como já ocorreu com a Gretchem...
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
O comitê olímpico
dos Estados Unidos reconheceu hoje (19) a “pisada de bola” que o nadador Ryan
Lochte e outros atletas que estavam juntos com ele simularam terem sido
assaltados quando voltavam de uma festa na semana passada. Imaginaram que
poderiam deitar e rolar nesta republiqueta de banana e nada aconteceria...
Esperto
O mal de todo metido
a esperto é pensar que somente ele é inteligente demais e o restante burros.
Abusou do status de ganhador de várias medalhas de ouro na natação, pensando
que sairia por cima. Mas logo a farsa foi descoberta e o tiro saiu pela
culatra...
Mauricinhos
O comportamento de
Ryan Lochte é típico de Mauricinhos. Passam por cima de todos. Principalmente
nas festas, humilhando funcionários com a famosa carteirada e a manjada frase: “sabe
com quem está falado?” Por morar na maior potência econômica do mundo procuram
tirar vantagem..
Respeito
A maior qualidade de
um esportista é respeitar o próximo. Não importa onde esteja disputando prova.
Jamais pode se achar acima do bem e do mal. Verdade que o Rio de Janeiro
atualmente é a cozinha do inferno, onde o crime organizado comanda a cidade.
Nada disso justifica essa atitude...
Imprensa
Inicialmente a
imprensa norte-americana criticou a atitude da polícia carioca. Mas depois
reconheceu o erro cometido pela equipe esportiva de natação, que teve Lochte
como uma das estrelas. Punição severa a ele poderá servir de exemplo, para
fatos iguais a estes não aconteçam no futuro...
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
Os nadadores
norte-americanos que se envolveram numa confusão com seguranças de um posto de
gasolina, no Rio de Janeiro, mostra como ainda são arrogantes os primos ricos
do Norte do nosso continente. À polícia inventaram que foram assaltados a
caminho do alojamento da Vila Olímpica...
Depredação
Como mentira tem
perna curta, logo a verdade apareceu. O bando, entre eles o medalhista olímpico
Ryan Lochte, teriam depredado o banheiro do posto de gasolina e foram
surpreendidos pelos seguranças do estabelecimento comercial...
Selvagens
Os atletas, por
motivos desconhecidos, danificaram saboneteira, papeleira, placa informativa e
porta do banheiro. Logo caiu por terra a mentira de foram vítimas de assalto à
mão armada. Tiveram confiscados os passaportes até prestarem outro depoimento
na delegacia....
Menos
Por muito menos,
dois brasileiros acabaram presos e condenados nos Estados Unidos ao fazer piada
com policiais na alfândega do aeroporto de Nova York. Imaginem se tivessem
depredado o banheiro. Não seriam deportados, mas cumpririam pena na cadeia....
Colônia
Infelizmente para
grande parte da população dos Estados Unidos, o Brasil é uma republiqueta de
banana. Os seus turistas ou atletas podem vir até as nossas cidades e fazer o
quer quiser e nada acontecer. Lembra-se do menino arrancado dos avós para ir
morar, à força, com o pai naquele país...
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
gigantesco
assalto contra empresa transportadora de dinheiro em Ribeirão Preto (SP), em 5
de julho deste ano, de onde cerca de 40 bandidos levaram aproximadamente R$ 60
milhões, a polícia conseguiu recuperar “apenas” R$ 200 mil.... Vida
Provavelmente os
criminosos conseguiram sumir com R$ 59,8 milhões rapidamente. Ou enterraram o
dinheiro acondicionado em sacos plástico para retirar quando saírem da cadeia e
gastar para o resto da vida. Afinal de contas cada um deles deve ter pego perto
de R$ 1,5 milhão.... Nunca
Desde a época em que
fiz diversas reportagens de Segurança Pública, que na década de 1990 os jornais
chamavam de editoria de polícia, sempre me questionei a respeito do sumiço de
recursos fruto de assaltos. Nunca os policiais colocam as mãos em todo dinheiro
levado embora... Honestos
Não é intuito deste
jornalista levantar qualquer suspeita em relação aos nossos bravos e heroicos
membros das polícias Civil e Militar. São homens e mulheres honrados.
Desconhecem o conforto de andar num carro de luxo, morar em condomínios fechados
e terem fazendas, sítios e casas na praia.... Nunca se esqueçam: em terra de cego quem tem um olho enxerga tudo!!!
O presidente
interino Michel Temer conseguiu unir as centrais sindicais ao anunciar que
faria reforma na Previdência Social e de tabela iria atender aos pedidos da
reacionária CNI (Confederação Nacional da Indústria) sugerindo aumento da
jornada de 44 para 80 horas semanais....
Protesto
Hoje (16) de manhã
todas as centrais brasileiras se uniram no Dia Nacional de Luta em protesto
contra a política econômica do atual governo. Mais perdido do que cego em
tiroteio resolveu mostrar serviço atingindo em cheio os trabalhadores.
Justamente quem empurra essa nação para frente....
Aposentadoria
É de tremendo mau
gosto fixar os 70 anos como idade mínima para se aposentar. Por acaso qual
empresa contrata funcionário com mais de 40 anos? Poucas, e quando o fazem é
para trabalhar como office boy, indo ao banco pagar contas ou entregar
envelopes nas seções....
Montadoras
Ingratidão. Assim
defino o que as montadoras estão fazendo na região do ABC demitindo em massa.
Só a Mercedes-Benz colocou na rua 2 mil trabalhadores nesta semana e deixou de
folga outros 9 mil. Onde está o dinheiro ganho pelas desonerações fiscais????
Setembro
Negro
No mundo sindical
corre a máxima de que o próximo mês ficará preto igual carvão em termos de
ações negativas contra a população, que o governo Michel Temer irá tomar. Provavelmente
será a morte de direitos trabalhistas, como fizeram os terroristas do Setembro
Negro na década de 1970....
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
A mamata acabou. Este
é o recado da Previdência contra segurados que obtiveram auxílio-doença de
forma fraudulenta e durante anos ganharam dinheiro sem fazer qualquer esforço,
simulando estar doente. Parece que desta vez não tem nenhum blefe...
Espertos
Infelizmente existem
pessoas que se julgam mais espertas do que as outras. Optam em ganhar dinheiro sem
qualquer esforço. Conseguem entrar na caixa, como é conhecido o sistema de quem
obteve auxílio-doença. Fica em casa e só sai para ir ao banco buscar o
dinheiro...
Louca
Há poucos anos
conheci uma mulher que ficara viúva ainda jovem. Ela conseguiu encontrar um
recurso de arrancar dinheiro da Previdência. Para não perder a pensão deixada
pelo marido, simula estar louca. Quando vai passar por perícia, se veste de
trapos e começa a babar dentro do INSS...
Tubarões
Por outro lado, o
governo precisa bater forte nos grandes sonegadores, inclusive a todo-poderosa
Petrobras. Existem bancos devendo cerca de R$ 2 bilhões à Previdência. Mas
parece não existir interesse de encostá-los na parede. Melhor é pegar os peixes
pequenos...
Pior
O presidente
interino Michel Temer (PMDB) avisou que iria tomar medidas impopulares. Uma
delas é essa faxina nos auxílios-doença falsos. Lógico que muitos inocentes pagarão
o pato. Contra isso, será necessário dispor de mecanismos eficazes para afastar
o joio do trigo...
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
A judoca Rafaela
Silva é a cara do Brasil. Nascida na favela Cidade de Deus, Rio de Janeiro, cresceu
no meio da miséria. Como ocorre em diversas regiões do País. Ali, a lei que
funciona é a do crime organizado. Estado só existe quando o carro da Polícia
aparece na sexta-feira para pegar a propina na biqueira...
Orgulho
Sem dúvida, milhões
de favelados (que os intelectuais de meia tigela insistem em chamar de
moradores em comunidades carentes) estão orgulhosos. Se viram representados.
Aliás, naquele lugar os bandidos são minorias, mas por causa das armas e
intimidação acabam prevalecendo...
Minoria
Hoje, as emissoras
de televisão, principalmente a Rede Esgoto, desculpe, Globo, faz diversas
matérias com Rafaela, maquiada, vendendo a imagem de atleta olímpica. Podem ter
certeza, com mau gosto, porque para os padrões globais, atletas precisam ser
bonitos...
Pokémon
Go
Agora nossas
crianças e adolescentes se transformaram em zumbis pelas ruas por causa do
Pokémon Go. Nas grandes avenidas virou moda se deparar com grupos de pessoas,
celulares nas mãos, atrás do monstrinho lançado pelo Pokémon Go. Pior: a
idiotice tomou conta de muitos...
Inflação
Os preços sobem
iguais a foguetes. Nos supermercados ou feiras-livres a cada semana ou mesmo
dia, o valor das mercadorias dispara. O litro de leite em caixinha é um horror.
Parece que as vacas comem capim de ouro, tamanha a carestia. Imagino o final de
ano....
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!
O Rio Grande do
Norte virou um pedaço do inferno nos últimos dias, com ônibus queimados, lojas
saqueadas e depredações que já atingiram 30 cidades. A PM local não conseguiu conter
a violência e o governo precisou recorrer às Forças Armadas...
Caos
Em qualquer esquina,
o perigo se transforma em realidade. Bandidos entram nos coletivos, espalham
combustível e tocam fogo. Outro bando de desocupados invade o comércio destruindo
o que encontra pela frente, arrombando estabelecimentos comerciais e furtando
mercadorias....
Celulares
A bagunça começou a
partir do momento em que Secretaria de Segurança Pública Potiguar implantou
dispositivos para dificultar o contato através de celulares nos presídios. Os
chefes de quadrilhas autorizaram diversos desocupados a espalhar a bagunça
pelas ruas e avenidas do Rio Grande do Norte...
Silêncio
Curiosamente até
agora não ouvi nenhuma declaração de qualquer movimento dos direitos humanos a
respeito desta bagunça que atingiu a população de Natal e outras 29 cidades. Se
fosse o contrário, já teria ocorrido até passeatas. Mas quando se trata de
cidadãos do bem....
Rigor
Para restabelecer a
ordem, a polícia e as Forças Armadas precisam agir rigorosamente, mas dentro
dos parâmetros da Lei. Cidadãos honestos não podem continuar como reféns desta
corja. Quem colabora para as depredações precisa ser preso rapidamente. A paz
deve vencer a violência...
Nunca se esqueçam:
em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!