quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Voto nulo não invalida eleição, diz cientista político


  • Brasília
Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil
Uma das principais dúvidas que aparecem na época das eleições diz respeito aos votos nulos. Muitos eleitores acreditam que se mais de 50% dos eleitores votarem nulo a eleição é invalidada e, embora a afirmação não seja verdadeira, é recorrente a cada eleição, aparecendo em publicações de redes sociais e conversas com amigos, causando confusão.
“Isso de que se mais de 50% do eleitorado votar nulo a eleição será anulada é puro folclore", explica o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Flávio Britto.
Na verdade, tanto os votos nulos quanto os votos brancos não são levados em conta na apuração que dá o resultado da eleição. Por isso, mesmo que haja mais de 50% de votos nulos, o pleito não será anulado, uma vez que os votos considerados válidos serão somente os recebidos pelos candidatos e os chamados votos de legenda.

Válidos

"Esse tipo de voto [branco e nulo] não é considerado no cômputo geral da eleição, ou seja, no cômputo geral, eles não são considerados válidos”, disse o professor à Agência Brasil.
Segundo Britto, mesmo que haja 99% de votos nulos a eleição não será anulada, pois o resultado será definido através do 1% que é válido. “Se hipoteticamente pensarmos em uma cidade que só tenha um candidato a prefeito e que a cidade inteira achou por bem não votar no candidato, votando nulo como protesto. Se só o candidato votar em si próprio, por exemplo, somente o voto dele será considerado válido e ele seria eleito com 100% dos votos válidos”, disse.

Nulidade do pleito
Para o professor, a confusão existe porque as pessoas confundem o voto nulo com a possibilidade de nulidade da eleição. De acordo com o Código Eleitoral, o voto nulo é uma escolha do eleitor e a nulidade se dá em casos de fraude na eleição.
A Justiça Eleitoral pode anular uma eleição se ocorrerem fraudes em mais da metade dos votos ou ainda quando o candidato eleito tiver o registro de candidatura cassado. Caso isto ocorra, uma nova eleição é marcada em prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias. “Isso pode se dar em razão do abuso de poder econômico ou quando um candidato concorre com o registro sub judice. Nesses casos, se ele sair vencedor e, mais na frente, a Justiça Eleitoral cassar o registro da candidatura, teríamos novas eleições”, observou Britto.
O cientista político lembra que a nulidade da eleição também pode ser decretada caso haja a quebra do sigilo da votação, caso o encerramento ocorra antes das 17 horas ou se houver fraude na urna eletrônica. “Estas são algumas hipóteses para que a eleição seja anulada”, afirmou.
Urna eletrônica
urna eletrônica
urna eletrônicaArquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

No próximo domingo (2), diante da urna eletrônica, o eleitor terá um teclado para digitar o número do seu candidato a vereador (cinco dígitos) e depois do seu candidato a prefeito (três dígitos). Qualquer número inexistente, como 00, anula o voto. Já no caso do voto em branco, existe uma tecla específica na urna ao lado das teclas corrige e confirma.
Branco
Para Flávio Britto é fundamental que o eleitor tenha clareza de que votar nulo ou em branco são direitos, mas que os votos não influenciam no resultado final da eleição. “Esses votos podem servir como uma forma de protesto, mas é preciso deixar claro que eles não influenciam no resultado final e muito menos numa possível anulação. Acho que as pessoas já estão razoavelmente esclarecidas a este respeito, mas não custa nada reforçar”, disse.

Relator da OEA critica violência contra jornalistas e monopólio da mídia



  • São Paulo
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil
O relator para a Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Edison Lanza, considera que a violência contra jornalistas e a falta de políticas sobre diversidade e pluralismo nos meios de comunicação do Brasil são problemas para a democracia brasileira.
No entanto, Lanza citou como exemplos positivos no país o Marco Civil da Internet e a Lei de Acesso a Informação. As declarações ocorreram no debate A Situação da Liberdade de Expressão no Brasil, organizado pela Ong Artigo19 e feito, na noite de hoje (26), no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Matérias

“Nos últimos anos, o Brasil mostra avanços interessantes sobretudo em matérias sobre acesso a informação pública e a lei do Marco Civil da Internet. A lei do direito de resposta é muito importante também. Persistem desafios e há temas que não foram superados: a violência contra jornalistas marcada por assassinatos, por intimidação, e há impunidade desses crimes”, disse o relator.

Publicação

Na ocasião também foi lançada uma publicação em português com um compilado de todos os capítulos dos Relatórios Anuais da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) destinados à análise da situação brasileira do período entre 2000 e 2015. Antes, o material só estava disponível em inglês e espanhol.
Lanza também demonstrou preocupação com interferências do governo federal na direção daEmpresa Brasil de Comunicação (EBC), como a extinção do Conselho Curador, e com a conversão da Controladoria-Geral da União (CGU) em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Ele considera as duas ações um retrocesso.

Televisão

“O Brasil havia avançado na comunicação pública, através do fortalecimento da EBC, da televisão pública, agora há uma série de medidas que manifestamos preocupação porque há retrocessos”, disse, acrescentando que há uma situação de monopólio das empresas de comunicação no país. “O relatório das Nações Unidas mostra que é importante manter a autonomia e independência da televisão pública. Agora recebemos a notícia que foi cassado o conselho consultivo [Conselho Curador] da TV pública brasileira que teria participação da sociedade civil e isso tem repercussão na linha editorial, na programação”.

Manifestações

A repressão violenta por parte do estado contra manifestantes também foi citada pelo relator da OEA. Segundo ele, há uso desproporcional da força pra reprimir protestos, supressão de materiais, inclusive de jornalistas e vigilância de líderes de movimentos sociais, enquanto o que deveria ocorrer era facilitar e proteger aqueles que estão exercendo seu direito de manifestar, como deveria ser em uma democracia.
“Hoje mais do que nunca é importante retomar a defesa da liberdade”, disse. “Vários temas me preocupam. O exercício de manifestação por um lado, por outro o uso excessivo da força, sobretudo sobre grupo específico vulneráveis como estudantes, os defensores da terra, as mulheres. E aos jornalistas que cobrem as manifestações, que cumprem função fundamental para mostrar o que está se passando”, disse.

Decreto regulamenta uso de algemas




  • Brasília
Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil
Decreto da Presidência da República publicado no Diário Oficial da União de ontem (27) regulamenta o uso de algemas. Segundo as novas regras, o uso é permitido apenas em casos de resistência e de “fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física” tanto do algemado como daqueles que o cercam. Nesse caso, é necessário que a excepcionalidade seja justificada por escrito.

Mulheres
Ainda de acordo com o decreto, é vedado o emprego de algemas em mulheres presas em qualquer unidade do sistema penitenciário nacional durante o trabalho de parto ou durante o deslocamento entre as unidades prisional e hospitalar. Também é vedado o uso das algemas durante o período em que a presa se encontra no hospital.

Dignidade
O decreto lembra que o uso de algemas deve observar diretrizes previstas na Constituição relativas à proteção e à dignidade da pessoa humana e sobre a proibição de submissão ao tratamento desumano e degradante.

ONU

Informa também que o procedimento deve observar as chamadas Regras de Bangkok – diretrizes previstas pelas Nações Unidas, relativas ao tratamento a ser dado a mulheres presas e a medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras – e o Pacto de San José da Costa Rica, que determina o tratamento humanitário de presos e, em especial, das mulheres em condição de vulnerabilidade.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Grandes empresários jogam pesado contra trabalhadores





Manifestação diante da sede da Fiesp, na Avenida Paulista

Luís Alberto Alves

Durante 16 anos escrevi reportagens sobre economia. Entrevistei diversos empresários, alguns bons (a minoria) e grande parte interessada na destruição dos trabalhadores. Na visão deles, deveriam prestar serviço gratuito, a troco de um prato de comida....
                                     Escravidão
Muitos repetiam a mesma ladainha, de que os encargos sociais contribuíam para a falência. Ou seja, funcionário tinha muito direito e pouca obrigação. Quando se analisava a vida deste tipo de patrão, percebia o quanto era mentiroso o discurso deles...
                                      Falência
Acompanhei empresas que foram para o vinagre, deixando vários empregados sem um centavo na mão. Na casa de um deles, eu e o fotógrafo que me acompanhava naquela matéria, tivemos que deixar vários vale alimentação, por que não tinha nada para comer em casa...
                                      Manifestações
Ontem (22) ocorreram inúmeras manifestações em todo o Brasil. Sindicalistas filiados a várias centrais foram às ruas em protesto contra as ameaças do governo Temer contra direitos trabalhistas. Na imprensa patrocinada pelos grandes empresários, pouco destaque teve nos telejornais e jornais...
                                      Laboratório
Outro caso curioso é do laboratório farmacêutico Merck Sharp & Dohme. Um de seus funcionários é presidente da federação de sindicato dos propagandistas da indústria farmacêutica da região norte/nordeste. Para impedir seu trabalho sindical passo a usar golpe baixo contra ele....

Nunca se esqueça: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

E quando os bandidos estão na PM?





Luís Alberto Alves

Hoje (20), vários mandados de prisão foram cumpridos no Rio de Janeiro contra policiais de alta patente da PM. São acusados de diversos delitos. No crime estão envolvidos coronéis, tenentes e vários oficiais. É mais um caso escabroso que os cariocas enfrentam...
                                      Criminosos
Mas qual a diferença entre os criminosos que assolam a população e PMs que usam a farda para praticar diversos atos ilícitos? Nenhuma! Ambos são bandidos e precisam ser presos, julgados e jogados na prisão sem qualquer tipo de mordomia....
                                      População
Neste fogo cruzado fica a população, vítima geralmente de maus tratos por parte da tropa que nas famosas blitzen aplica o excesso de autoridade. Inocentes são agredidos e às vezes até mortos. Daí, surge o sentimento de raiva da polícia, principalmente nas periferias....
                                      Excesso
Qualquer tipo de excesso precisa ser combatido. Principalmente nos servidores públicos responsáveis pela segurança pública. Jamais devem tirar qualquer tipo de vantagem do cargo que ocupam. Devem respeitar o cidadão e jamais se envolver com atos ilícitos...
                                      Pizza
 Na calada da noite de ontem (19), um grupo de parlamentares pretendia aprovar, por meio de Projeto de Lei, anistia para políticos pegos com a boca da botija no caixa dois. Hoje (20), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), prometeu votar esse PL vergonhoso, com o pacote anticorrupção....

Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Brasil na fase da truculência



Luís Alberto Alves

Nas redes sociais é visível o Brasil intolerante. Em termos de política, quem sair do eixo PSDB é visto como esquerdopata, termo pejorativo criado pelos analfabetos políticos. Desconhecem o significado da palavra democracia. Raivosos, só aceitam suas verdades. As dos outros são mentiras....
                                      Ódio
 Percebo nas redes sociais e até mesmo nas ruas a raiva contra militantes petistas. As pessoas os agridem com palavrões. Alguns partem para a agressão física. Não conseguem mais manter a sensatez. Dentro de alguns restaurantes, nem ex-ministros escapam dos xingamentos...
                                      Ditadura
A maioria dessas pessoas é saudosista da Ditadura Militar que tomou de assalto o Brasil em 1964. Não admitem qualquer discussão. Argumentar é perda de tempo. Aos gritos fogem pela tangente chamando a todos de bandidos, corruptos, ladrões...
                                      Perigo
É muito perigoso este clima de animosidade. Daqui a pouco, os simpatizantes de partidos de esquerda começarão a ser caçados, como os nazistas fizeram com os judeus e outras minorias na Alemanha, na década de 1920.  O combustível da intolerância já escorre pelas ruas...
                                      Covardes
Outros se escondem por trás das redes sociais e ali viram lobos ou qualquer anima feroz. Por meio de codinomes vomitam suas regras de retrocesso contra quem não concorda com suas opiniões, mais parecidas com a mente de psicopatas. Este tipo de postura não pode continuar....

Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Campanha eleitoral: votar no ruim ou no pior?



Luís Alberto Alves

O grande dilema destas eleições municipais é escolher qual candidato a prefeito é menos ruim. Tarefa difícil! Dos nanicos, nenhum deles merece o meu voto. Dos peixes graúdos todos são merecedores do meu desprezo na urna eletrônica. O nível é bem baixo....
                                     Mentira
A mentira é o recurso utilizado pelos candidatos, principalmente pela oportunista Marta Suplicy (PMDB), que construiu sua vida política no PT e quando o partido mergulhou na corrupção, ela se safou, vendendo a imagem de que não conhecia os graves delitos praticados pelo partido de Lula....
                                     Buracos
O atual Fernando Haddad (PT) precisa sair da sua cadeira. Só pensou em construir ciclovias, algumas delas sem qualquer uso. Nunca vi tanto buraco na cidade, até perto da Rua Oscar Porto, Paraíso, Zona Sul, próximo de sua casa. É uma administração ineficiente....
                                     Consumidor
Celso Russomano (PRB) é outro engodo. Que credibilidade pode ter alguém que na Câmara dos Deputados votou a favor da maioria de projetos de lei contrários aos direitos trabalhistas, principalmente a favor da terceirização? Como é bom de lábia vai enganar diversos eleitores....
                                     Negócios
João Dória (PSDB), o candidato do desgovernador Geraldo Alckmin, pensa que São Paulo é uma tábua onde impera somente negócios, sem qualquer preocupação com o social. Luiza Erundina (Psol) perdeu o feeling do tempo e dificilmente conseguirá angariar milhares de votos....
Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Quanto tempo vai durar o governo Michel Temer?





Luís Alberto Alves

Apostas lançadas: quanto tempo vai durar o governo do presidente Michel Temer? Suas ambições irão suplantar as do PMDB, partido político cujo comportamento é semelhante aos das prostitutas? Ele está conseguindo criar inimigos em diversas frentes. Isto não é recomendável….
                                     Ambição
A ideologia do PMDB é manter em alta a ambição. Não interessa que seja situação ou oposição. O importante é permanecer no poder. Essa é a regra pela qual se pauta essa colcha de retalhos que se intitula partido político. Quanto mais ministérios estiverem em suas mãos, melhor...
                                      Inimigo
Michel Temer, igual garoto ingênuo, vai fazendo inimigos em várias frentes. Perante o sindicalismo, conseguiu desagradar todas as centrais sindicais. Para complicar insiste em mexer em direitos trabalhistas, alguns deles sagrados, como 13º Salário, FGTS, Aposentadorias. Acabará queimado...
                                      Arrogância
Governo ajuizado deixa a arrogância na lata do lixo. Jamais menospreza o adversário. Na China, mal orientado por sua assessoria de imprensa, disse que manifestação de 40 pessoas não tiraria o seu sono. O resultado ele viu no domingo, com as ruas de várias capitais tomadas por passeatas...
                                      Fogo
O tempo começou a passar e Michel Temer percebeu ou tenta, pelo menos, ver que precisa ouvir a oposição. O Congresso Nacional não vai embarcar nas suas ideias suicidas de aprovar medidas que servirão para exterminar mandatos em 2018.  Muita água passará embaixo da ponte ....

Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Grande imprensa começa a jogar no time da mentira



Luís Alberto Alves

Domingo é dia de calmaria? Para quem mora nos bairros de elites, superprotegidos pela polícia, sim! O despresidente Michel Temer (PMDB), que nunca deixou de fazer o jogo da elite podre e reacionária, cometeu o erro de desqualificar a forte oposição, das ruas, que se levantou contra o seu desgoverno...
                                      Mentira
Para grande parte da imprensa resolveu pular no colo do governo. Ontem (3) a Rede Esgoto, do clã Marinho, não deu um segundo a respeito das manifestações. Principalmente a que saiu da Avenida Paulista e terminou no Largo da Batata, em Pinheiros, Zona Oeste. Na visão deles, o Brasil agora está em céu de brigadeiro...
                                     Black Blocs
No protesto de ontem, os Black Blocs foram contidos por manifestantes antes de começarem o quebra-quebra. Curioso é que a polícia não bateu forte em nenhum deles, preferiu descer o porrete em jornalistas, identificados com credenciais. São provocadores, talvez integrantes da própria PM...
                                     Pesadelo
O pesadelo Temer começou e a população sentirá na pele o erro cometido, achando que o ruim não poderia ficar pior. O saco de maldades já começou a se abrir. As primeiras vítimas são pensionistas e pendurados no auxílio-doença. Ditatorialmente o governo resolveu passar por cima de decisões judiciais que mantinham estes benefícios...
                                     Eleições
Calculo o grande número de votos nulos e brancos nestas eleições municipais. O brasileiro ficou de saco cheio de a política virar trampolim para bandidos de colarinho branco mergulharem nas piscinas da corrupção. Outro problema é o nível dos candidatos. Errar duas vezes é burrice....
Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Jogo político do Brasil é sujo igual banheiro imundo



Luís Alberto Alves
Gosto da democracia. Tenho horror a ditaduras, seja de direita ou esquerda, assim como não sinto simpatia pela violência. Prefiro a vida do diálogo, marca das pessoas serenas e amantes da vida. Mas ao analisar o processo de cassação da presidente afastada Dilma Rousseff, senti vontade de vomitar....
                                     Crime
Os senadores pegaram firme no quesito pedaladas fiscais. Mas colocaram como justificativa este ato para jogar o Brasil na recessão, aumentar do desemprego de 4 milhões para cerca de 12 milhões em poucos meses, alta na falência de empresas, e perda de investimento do capital estrangeiro...
                                      Inelegível
No meio da sessão aparece um destaque para os senadores votarem em separado o quesito eleição para cargos públicos. Dilma foi cassada do cargo de presidente da República, mas não ficará oito anos longe do Poder Legislativo. Poderá se candidatar até a senadora ou mesmo presidente...
                                     Cunha
Logo o mafioso ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), acionou seu exército de puxa-sacos e avisou: “vai querer o mesmo tratamento dispensado a Dilma”. Ele poderá perder o cargo este ano, mas não ficará inelegível oito anos, como aconteceu com ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1992....
                                      Corruptos
A lebre levantada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, vai ajudar milhares de corruptos pegos com a mão na propina na Operação Lava Jato. Podem ser presos, perdem o direito de serem parlamentares, mas em 2018, de dentro da cadeia, encontrarão meios de voltar ao Congresso Nacional. Este é o Brasil podre da política....

Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

PT vacila e perde presidência da República


Luís Alberto Alves

Todo agricultor sabe que cobra morre com golpe certeiro na cabeça, do contrário ela picará quando alguém passar pelo mesmo lugar onde foi encontrada. Na primeira gestão Lula, o governo tinha maioria no Congresso Nacional, aprovava qualquer projeto, por mais absurdo. Mas o PT vacilou, preferiu discutir o sexo dos anjos, investindo em temas de pouca importância, deixando de fora reforma política e tributária....

                                                                             Chancela

Nessa época viajava muito a Brasília, e percebia nos mais diferentes ministérios, que o pessoal não levava a sério a administração pública. Participei de grupo de trabalho que se reuniu quatro vezes em 12 meses e nada acabou aprovado. Valia apenas, ao governo, a chancela de que fazia algo...

                                                                              Marina Silva

Estive presente à cerimônia da passagem de cargo de ministro do Meio Ambiente de Marina Silva para Carlos Minc. Ali, Lula em poucas palavras rifou Marina e passou a cacifar Dilma como futura sucessora ao seu cargo. Arrogante e prepotente, às vezes sem educação com jornalistas em coletivas de imprensa, percebi que um barco furado seria colocado nas mãos dela....

                                                                              Escravidão
Meses depois Marina saiu do PT e Lula prosseguiu viajando na maionese. Em vez de investir na aprovação de projetos relevantes, insistia em temas típicos de diretórios acadêmicos. Ignorou a direita conservadora e reacionária, que às vezes se veste de modernidade, mas permanece fã do atraso típico de uma sociedade colonial, saudosa da época da escravidão...

                                                                              Zé Dirceu

Veio o escândalo do Mensalão e Lula conseguiu passar pela barreira de fogo. Até chegar a Operação Lava Jato. Contra fatos não existe argumentos. Diversos políticos, inclusive do PT, foram pegos com a boca na botija da corrupção. Aos poucos o todo-poderoso Zé Dirceu percebeu que não adiantava mais mentir e caiu na real. A casa petista começou a desabar....

                                                                              Golpista

A mídia golpista e interesseira aproveitou a deixa e partiu para o ataque. Globo, que deve mais de R$ 600 milhões à Receita Federal, Editora Abril, outra pendurada nas mãos do Leão, junto com a Editora Três, dona do título IstoÉ, e Estadão, cada vez mais diluído financeiramente, não perderam tempo. Aproveitaram da burrice popular e passaram a atacar o governo Dilma....

                                                                               Navio
Em vez de responder com trabalho, se preocupou em ignorar os fatos. Sem jogo de cintura, desprezou os movimentos populares, os sindicatos, e outras entidades representativas da sociedade civil organizada. Imaginou que teria força para enfrentar a direita reacionária, mas unida. Quando abriu os olhos, já era tarde. O navio estava afundando e acabou de chegar ao chão hoje (31) após o senado cassar o cargo de presidente da República....

                                                                             Autocrítica


Em qualquer fase da vida, não devemos jamais perder as oportunidades. O tempo não espera ninguém. Só anda para frente. Precisamos aproveitar, sem se preocupar com besteiras. Calculo que o PT entrou na fase de hibernação. Talvez daqui a 20 anos possa se reerguer. É o tempo necessário para profunda autocrítica. Não é vergonhoso reconhecer os erros, não pode é insistir neles!!!!

Nunca se esqueçam: em terra de cego, quem tem um olho enxerga tudo!!!